Seminário Informações Qualificadas para as Políticas Públicas está com inscrições abertas
26 de setembro de 2019 |
|
Parte do Circuito Urbano, o seminário “Informações Qualificadas para as Políticas Públicas” acontece no dia 21 de outubro, às 9h. A realização é do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos – IPP, em parceria com o ONU-Habitat e será promovido no auditório Carlos Nelson Ferreira dos Santos, localizado no 1º andar do prédio do Instituto. A inscrição deve ser feita até o dia 29 de setembro.
Uma das motivações para o evento é o Outubro Urbano, iniciativa criada pela ONU-Habitat e realizada todos os anos, nesse mês, marcado por duas importantes celebrações: o Dia Mundial do Habitat, comemorado na primeira segunda-feira de outubro e o Dia Mundial das Cidades (31/10). O objetivo é compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor.
O seminário é um dos eventos selecionados pelo Circuito Urbano, que tem como temática “Cidades Inovadoras e Inclusivas”, instigando seus eventos participantes a discutirem “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável”. Além disso, o IPP e o ONU-Habitat apresentarão suas experiências na utilização de índices para desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas no Rio de Janeiro e em Alagoas. Estes marcadores contribuem para entender a desigualdade socioterritorial e fazer uma análise territorial das condições urbanas.
Para se inscrever no Seminário, acesse este link.
Confira a programação preliminar do evento:
9h – Abertura
Rayne Ferretti, Oficial Nacional do ONU-Habitat para o Brasil
Mauro Osorio, Diretor Presidente do IPP
9h30 – Ferramentas para entender as desigualdades intramunicipais.
Fernando Cavallieri/IPP: Índice de Progresso Social – IPS Rio
Leonardo Veiga/ONU-Habitat: Índice de Prosperidade da Cidade – IPC Maceió
10h30 – Ferramentas para análise territorial das condições urbanas.
Adriana Vial: Mapa Rápido Participativo – MRP no Rio de Janeiro
Representante do ONU-Habitat: Mapa Rápido Participativo – MRP em Maceió
11h45 – Mesa de encerramento: Como utilizar as ferramentas para desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Os casos do Rio de Janeiro (Territórios Sociais) e Alagoas (Vida Nova nas Grotas).
Andrea Pulici – Experiência de uso de Indicadores no Programa Territórios Sociais – Grandes Complexos
Rayne Ferretti – Experiência de uso de Indicadores em Vida Nova nas Grotas
13h30 – Encerramento