Sem categoria

Revista Projeto lança edição especial sobre Assistência Técnica em Habitação Social

A Revista Projeto lançou uma edição especial dedicada ao tema Habitação Social. Ela possui reportagens, entrevistas e projetos realizados em todo o país. De acordo com a editora-executiva da revista, Evelise Grunow “construir novas habitações faz parte do conjunto de soluções, mas não basta, seja por causa da velocidade almejada ou do tipo de residências ofertadas: as faixas de renda a que se direcionam e aonde se localizam. Carência habitacional não é uma questão isolada, mas que está relacionada, ao menos, com mobilidade urbana e com dinâmicas sociais”.

A revista traz um informe especial do CAU/BR com todas as ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) realizadas pelos CAU/UF no Brasil nos últimos anos e também a série de anúncios da Campanha do Dia do Arquiteto “Arquitetura e Urbanismo Fazem Diferença”. O CAU/BR colaborou com a pauta da revista, sobretudo no que se relaciona à ATHIS.

A edição especial também conta com uma entrevista com o arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva, considerado pioneiro da Assistência Técnica no país; reportagens sobre o Complexo Habitacional e Cultural da PPP Júlio Prestes em São Paulo, exemplo de moradia social localizada na zona central; a experiência das arquitetas do ArqTraço com as comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia no Rio de Janeiro; o empreendedorismo de Demetre Anastassakis junto a construções para a baixa renda; e o Residencial Canhema II, em Diadema (SP), das arquitetas Renata Coradin e Fabrícia Zulin, projeto que contou com patrocínio do CAU/ BR, entre outros.

Ainda, a revista possui excelentes fotos e cortes e fichas técnicas dos projetos, mostrando as soluções adotadas para conseguir a máxima qualidade com menor custo. Destaque-se o grande número de escritórios e empresas que têm realizado importantes trabalhos nesse segmento. Colaboraram com a revista os arquitetos e urbanistas Luciano Guimarães, presidente do CAU/ DF; Nivaldo Andrade, presidente do IAB; Eleonora Mascia, da Caixa Econômica Federal; Cícero Alvarez e Edinardo Lucas, da FNA; Elisabete França e Simone Gatti.

A edição será distribuída aos assinantes da revista juntamente com a Cartilha ATHIS, produzida em coedição pelo CAU/BR com o CAU/SC. O texto traz diversas informações, direcionadas aos atores sociais implicados na Assistência Técnica e apresentando cenários para o atendimento das demandas de assistência técnica a partir de arranjos que envolvem o poder público e a iniciativa privada. A publicação, que foi vencedora da categoria Setor Público do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da FNA 2018, foi desenvolvida com conteúdo produzido pela AH! Arquitetura. Em breve os materiais estarão disponíveis gratuitamente para download no site da revista.

MAIS SOBRE: ATHIS CAU/BR

Uma resposta

  1. Gostei muito do tema abordado pela revista.Mesmo para o profissional que não trabalha nessa área,é muito interessante ver o que se tem feito no campo da habitação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Expediente reduzido: confira o horário especial de atendimento neste final de ano

Nota de pesar – José Carlos Pereira da Rosa

Arquiteto e urbanista Bernardo Gehlen é o presidente da AEARV para a gestão 2019/2020