Institucional

Retratos da Arquitetura

O notável acervo de bens e sítios de importância histórica e artística, objeto de tombamento no Brasil, tem sido constante preocupação das categorias intelectuais e autoridades. As ações para preservá-los nem sempre são eficazes e o tempo é o adversário mais implacável neste enfrentamento, pois o espaço construído tende à obsolescência e à ruína caso não se cumpram os preceitos para sua boa preservação, atos cotidianos que mais dependem de consciência cultural do que de recursos.

A rápida evolução tecnológica dos últimos 50 anos fez, também, com que grandes edifícios exigissem profundas revisões de suas instalações. Acompanhando o acelerado processo, a evolução do gosto – fator admitido por Bruno Zevi ao justificar o movimento moderno como indutora de mudanças – passa a ser movida pelo hábil marketing da construção. Um retrato claro é o inevitável e frequente retrofit das edificações exigido pelos avanços na infraestrutura predial e na busca da sustentabilidade – exigência em nossos dias. Em qualquer caso, tais adaptações resultam de um balanço entre custos de manutenção preventiva, a exigir reformas parciais e adaptações constantes, e a “modernização” de modo a atualizar as funções prediais para lhes garantir um melhor desempenho.

A preservação do acervo de edifícios e sítios considerados como patrimônio histórico e artístico e, portanto tombados, é questão mais complexa. Os custos para mantê-los, em geral, são assumidos por poderosas empresas – patrocínios em contrapartida de incentivos – cujos recursos garantam aqueles bens íntegros e disponíveis como testemunho e sobretudo para seu uso, com destino ativo e permanente. Muitas vezes, a destinação ou atividade primitiva (caso de hospitais, por exemplo) inviabiliza-se diante dos avanços tecnológicos do presente.

Panorama da Praça XV em 1906 (Crédito: Malta)

Para ilustrar o quadro, lembramos dois ícones culturais cariocas em processo de restauro: o Convento de Santo Antônio e o Palácio Capanema (ex-Ministério da Educação e Saúde), epígonos separados por mais de dois séculos e também pelos destinos e significados. Enquanto o Convento, ostensivamente histórico e contrastante em seus traços barrocos, guarda e desempenha nos dias de hoje as mesmas funções para as quais foi criado (edifício religioso), o Palácio padece de diferente problema, pois, além da atividade burocrática, tornara-se espécie de Meca ou escrínio do vocabulário modernista. Deixando de abrigar um Ministério, longe do poder central e sem a aura particular e original do caráter moderno que a quadra exclusiva e contrastante com o entorno lhe emprestavam, corre o risco de morrer no esquecimento, independente das obras que lhe destinarem. Uma vez recuperado, deve ganhar uso intensivo que não despreze aquele seu primitivo significado, mas lhe dê vitalidade. Tenderá à ruína se utilizado apenas como “mostruário” de uma época, bastante questionada em nossos dias.

Edificações tombadas, isoladas ou em conjunto, testemunhos do tempo e do espaço, sempre exigem dos urbanistas critérios de intervenção especiais quanto à historicidade, qualidades estilísticas, adequação espacial e cultural. Deverá o poder público, no entanto, sempre avaliar possíveis formas de uso, uma destinação que as faça pulsar, ainda que isto lhes cause desgaste. A observação vale para imóveis dos setores público ou privado.

Hospital Escola São Francisco de Assis, em 1938 (Crédito: Malta Filho)

Se as construções trazem tantas dificuldades aos planejadores, o espaço urbano e sua dinâmica de uso cotidiano, perdido ou alterado, guardam problemas mais complexos.

Os testemunhos da forma de conceber espaços e a arte de construí-los, a preservação dos inúmeros monumentos e seus entornos -às vezes degradados -tornam-se quase um estorvo, conflitando com o esforço para viver o presente voraz e construir com razoável segurança o futuro incerto. Em alguns momentos, a ausência de tal percepção (ou avaliação?) legou às grandes cidades perdas irreparáveis.

No Rio de Janeiro, à brilhante solução viária nos anos de 1960, com seus espetaculares elevados, correspondeu a destruição absoluta de espaços tradicionais. Para citar: o bairro do Catumbi e a Avenida Paulo de Frontin. Para minimizar, ao menos seus efeitos colaterais, o complemento de tais obras tornou-se inviável ou até impossível, diante das novas visões do urbanismo preservacionista e da dinâmica da metrópole. À indiscutível rapidez de mobilidade de hoje corresponde o irremediável lamento das perdas de um passado… Um preço a pagar? As polêmicas obras do Porto do Rio de Janeiro envolveram a querela da derrubada do elevado. Seu ruído fez esquecer outras questões graves contidas nas soluções daquele espaço e o futuro nos dirá, entre perdas e danos, o que resultou de positivo.

*****

A percepção dos urbanistas, ao idealizar mais a sociedade pretendida do que o espaço vivido, sempre enfrentará conflitos. Lamentável reconhecer que a leitura urbana é percebida de forma diferente:

– Pela população – envolvida no áspero cotidiano – com exigências imediatistas que atendam, em primeiro lugar, a tranquila mobilidade;

– Pelas autoridades (há exceções?), com objetivos outros. Ansiosas por exercer o poder, realizar obras espetaculares que lhes garanta prestígio e hegemonia política, acabam por deixá-las inacabadas ou mal feitas.

Fachada do Hospital Escola São Francisco de Assis, às margens da Av. Presidente Vargas, em 2002 (Crédito: Milton Teixeira)

Nossas cidades são retalhadas por planos açodados que respondem às angústias de um presente que logo se torna um passado de ruínas. A experiência ímpar de Brasília, com suas caóticas satélites, mostra o abismo entre o tempo dos homens e o tempo das cidades, destruidor de utopias. Não é de estranhar, assim, que bens e sítios históricos, seculares, sejam abandonados ou sofram intervenções desastrosas e sua custosa manutenção esbarre em conflitos.

Lembremos o Paço Imperial na Praça Quinze, no Centro Histórico carioca, quase ignorado em boa parte do século XX – utilizado como repartição dos Correios. Escapou da ruína para tornar-se parcialmente um Museu e abrigar, com sucesso, exposições e atividades ligadas à cultura. A Praça que o acolhia, porém, já alterada nos séculos por sucessivos aterros, teve seu espaço ferido pelo elevado. A recente derrubada daquela pista causou extensa polêmica (ainda em pauta), não menor do que ao ser construída em 1950-1960, quando prevaleceu a convicção (irrespondível) de que a circulação dos veículos só poderia realizar-se em pistas expressas erguidas acima das tramas das vias saturadas. Em paralelo, a permissividade parecia liberada e o processo de transformação prosseguiu. O histórico Arco do Teles foi esmagado por uma construção que também altera a escala do conjunto de edificações. A construção do anexo ao prédio histórico da Faculdade Cândido Mendes (o secular convento do Carmo) foi absurdamente acatada pelas autoridades do Patrimônio e lá permanece – rompendo a escala local – como um desafio para o futuro.

Visão aérea do Centro, com Alerj, Paço Imperial e Anexo da Praça XV (Crédito: Milton Teixeira)

Em nossos dias, o processo parece avançar.

O Palácio Tiradentes erguido no lugar da velha cadeia – quando se eliminou um testemunho histórico, não esqueçamos – para abrigar a ALERJ, revelou-se obsoleto e, por ser tombado, permanecerá como Museu, ampliando-se testemunhos históricos lá guardados. Bem próximo, seu anexo, uma edificação quase secular e que sofreu, há cerca de 20 anos, uma remodelação (abrigava o Ministério da Viação, na era getuliana) será demolido, considerado insuficiente para abrigar espaços de novos gabinetes. Se demolido este edifício-anexo, amplia-se um vazio incorporado à extensão da “nova Praça Quinze” e que agora, livre do elevado, mantendo como único ponto focal o belo chafariz de Mestre Valentim, exigirá um tratamento urbanístico que incorpore e defina a rua São José, em seu começo. Será uma boa solução urbanística? A demolição do anexo – por aparente “falta de serventia” – será fundamental para aquele espaço? Pensariam seu uso por outra entidade com necessidade de espaço e que estará hoje gastando seus recursos com um aluguel oneroso?

E no imenso acervo carioca temos outros exemplos preocupantes.

Os sobrados da rua da Carioca, constantemente ameaçados, já rompidos em sua cenografia quando aberta a Avenida Paraguai, e sem solução urbanística “mitigadora”, para usar o jargão de nossos dias.

O Museu da Cidade, na Gávea, cedido ao município. Um precioso espécime arquitetônico, em sítio não menos precioso, encontra-se em preocupante estágio de deterioração.

Museu da Cidade em 2002 (Crédito: Milton Teixeira)

A UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro lida com dificuldades para cuidar do belo acervo modernista da Cidade Universitária – deteriorando-se desde os anos de 1950 – chegando ao extremo de implodir parcialmente uma preciosa obra de Jorge Moreira. A mesma entidade tem sob sua responsabilidade a bela edificação do século XIX, o Hospital de São Francisco de Assis na Avenida Presidente Vargas. Os espaços do velho hospital, certamente obsoletos para suas funções, exigirão adaptações drásticas. A disciplinada arquitetura produzida no passado amarrava-se em cânones inadequados à atualidade do atendimento hospitalar. Entretanto, outras funções poderão ser cumpridas pelo edifício, se realizadas reformas internas, modernizando-o sem lhe desfigurar o sóbrio exterior. Dando-lhe vitalidade através do uso intensivo. Não sendo mais um hospital, terá que desaparecer?

O recurso repetido de emprestar às edificações as funções de “Centros Culturais”, ainda que de respeitável nobreza, obriga-os a utilizações especiais e condições de conforto e controle ambiental mais eficazes, elevando seus custos de manutenção. Caberiam outras formas de uso? A instalação de repartições do governo ou mesmo de empresas privadas – sob aluguel e/ou comodato – nestas edificações como alternativa, cingidas por contratos rigorosos para preservá-los, talvez garantissem sua permanência viva de forma econômica. Adaptações internas, aparelhando a edificação para a atualidade, são viáveis, preservando-se a memória, o bem e sua espacialidade urbana.

Rua da Carioca, no Centro, em 1907 (Crédito: A. Ribeiro)

Tudo leva a crer que se não houver um plano de ações sistemáticas e alocação de recursos, convidando e estimulando a sempre dinâmica e competente iniciativa privada a desfrutar destes imóveis e sítios, teremos a lamentar seu definitivo desaparecimento ou destruição.

Foram criados incentivos para os proprietários de bens tombados, de modo a lhes oferecer estímulos financeiros visando a conservação dos imóveis. Outros incentivos na área municipal estão sendo pensados. Existindo bens do patrimônio federal, estadual e municipal restará a articulação dos poderes com vistas à rápida ação. Afinal, desperdício e abandono não cultivam eleitores.

É importante que a preservação de monumentos e sítios seja um princípio, um indício de cultura e não apenas um modismo passageiro.

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88
xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88
xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88

OUTRAS NOTÍCIAS

Alerta de temporais e trabalho remoto

Primeira ação conjunta entre o CAU/RJ e IAB-RJ

Medida que tem como objetivo melhorar a eficiência do SICCAU é aprovada