Institucional

Quer regularizar seus débitos com o Conselho? Novo departamento do CAU/RJ pode te ajudar!

Com o objetivo de auxiliar e orientar profissionais de arquitetura e urbanismo, assim como empresas da área na quitação de seus débitos e na regularização de seus registros, o CAU/RJ inaugurou o Núcleo de Cobrança e Regularização de Débitos.

O novo departamento é dedicado exclusivamente a tirar dúvidas dos profissionais e empresas e ajudá-los a negociar seus débitos. “Nosso papel é auxiliar o profissional a encontrar a melhor solução, dentro da legalidade, para pagar suas dívidas e ter o registro em dia. O objetivo é ter um cuidado maior com o tema e um contato mais próximo com os profissionais”, explicou o Supervisor de Cobrança Murilo Azevedo, responsável pelo núcleo.

“A ideia do núcleo surgiu após constatarmos que a estratégia da dívida ativa não estava sendo eficiente”, contou o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes. “É um processo demorado, mas esperamos recuperar, neste primeiro ano de atuação, de 15 a 20% dos valores devidos”, complementou.

De acordo com o art. 52 da Lei nº 12.378/2010, o CAU/RJ é obrigado a cobrar a anuidade do Conselho por se tratar de um tributo federal. O que muda é que, com o novo núcleo, ao invés de apenas enviar e-mails de cobrança, o CAU/RJ disponibiliza servidores dedicados ao tema para atendimento aos profissionais. O núcleo também poderá enviar boletos para o pagamento das anuidades negociadas sem que o profissional ou a empresa precise acessar o Siccau, trazendo facilidade e menor burocracia.

O Conselheiro Paulo Tadeu Costa foi designado para acompanhar os serviços de dívida ativa e acompanhar os resultados. “A dívida ativa está muito alta em relação ao número de arquitetos e urbanistas registrados no Conselho. O objetivo é reverter esses recursos para o Conselho, de forma a prestar um serviço cada vez melhor para os arquitetos e urbanistas”, afirmou o Conselheiro Paulo Tadeu Costa. Atualmente, 7.173 profissionais e 2.311 empresas estão inadimplentes.

Entre em contato com o Núcleo de Cobrança e Regularização de Débitos do CAU/RJ pelos canais abaixo:

Whatsapp: 21-97211-8404 (segunda à sexta, das 10h às 16h)

Telefone: 3916-3939 (segunda à sexta, das 10h às 16h)

E-mail: cobranca@caurj.gov.br

MAIS SOBRE: dívida ativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ participa de posse solene do Núcleo Leste Metropolitano do IAB-RJ

Fórum de presidentes dos CAU/UF manifesta solidariedade ao Rio Grande do Sul e avalia propostas de ação

Conheça as novas Comissões Temporárias do CAU/RJ e os Comitês apresentados na última plenária