Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ discute dinâmica metropolitana do Rio de Janeiro
25 de outubro de 2018 |
|
A quarta edição da série de seminários “RIO-METRÓPOLE” tem como tema Planejamento e Governança nas metrópoles brasileiras. Evento ocorrerá na quinta-feira, 8 de novembro, das 9h30 às 13h, no auditório do IAB-RJ, no Flamengo.
Com organização dos arquitetos e urbanistas Fabiana Izaga, Ana Lucia Britto, Margareth Pereira, Cauê Capillé e Maria Albernaz, evento visa a fomentar a participação da Universidade como agente aglutinador na discussão e construção coletiva sobre a dinâmica metropolitana do Rio de Janeiro. “A perspectiva do século XXI é a urbanização do planeta, onde mais da metade das pessoas vive em cidades, e com previsão que alcance 70% em 2050. As metrópoles são aqui compreendidas como fenômenos urbanos contemporâneos complexos, fruto da aglomeração de cidades que possuem dinâmicas complementares, para as quais se buscam soluções de desenvolvimento integrado”, explicam.
PROGRAMAÇÃO
O PLANO METROPOLITANO E O MODELO DE GOVERNANÇA NA RM DE BELO HORIZONTE
Geraldo Magela Costa
Professor no Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências/Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da equipe que elaborou o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH)
O PLANO METROPOLITANO E O MODELO DE GOVERNANÇA NA RM DE VITÓRIA
Latussa Laranja
Arquiteta, Doutora em Urbanismo pela USP e Especialista em estudos e pesquisas governamentais do Instituto Jones dos Santos Neves/ES
MARCO LEGAL (ESTATUTO DA METRÓPOLE E AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE) E POSSIBILIDADES PARA A GOVERNANÇA METROPOLITANA
Waldimir Ribeiro
Advogado na Manesco, Ramires, Perez e Azevedo Marques Advogados, Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra.
Debatedora: Ana Lucia Britto, Professora Prourb/FAU-UFRJ