Presidente da UIA prevê milhares de arquitetos e urbanistas no UIA2020RIO
Para Thomas Vonier, o maior desafio é desenhar um evento em que as pessoas se neguem a deixar de participar
5 de março de 2018 |
|

A partir da esquerda: presidente do UIA2017Seoul, Jong Rhul Hahn; tesoureiro da UIA, Fabián Llisterri; o presidente da UIA, Thomas Vonier; o secretário geral da UIA, Serban Tiganas; o presidente do IAB, Nivaldo Andrade; e o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. (Foto: Ricardo Lopes)
A missão da União Internacional de Arquitetos (UIA) conferiu, nos dias 2 e 3 de março, os avanços na organização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o evento ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro em julho de 2020. O CAU/RJ é parceiro estratégico do IAB na organização do congresso, que deve atrair entre 15 mil e 20 mil profissionais de todo o mundo.
O presidente da UIA, Thomas Vonier, o secretário geral e o tesoureiro da UIA, Serban Tiganas e Fabián Llisterri, respectivamente, além do presidente do UIA2017Seoul, o sul-coreano Jong Rhul Hahn, integraram a missão da UIA que veio ao Rio acompanhar os preparativos. Para Vornier, milhares de pessoas deverão vir ao Rio em julho de 2020. “As pessoas virão porque estamos organizando um evento que será interessante, vivo e divertido. O nosso maior desafio é desenhar um congresso em que as pessoas não possam dizer não”, disse.
As atividades do UIA2020RIO ocorrerão em três arenas: Marina da Glória, Museu de Arte Moderna (MAM) e Hotel Prodigy. Com uma área coberta de 4.868m² e uma esplanada externa com 14.274m², a marina concentrará a maioria das palestras, conferências e mesas-redondas. Estruturas temporárias serão também instaladas no Promenade, que ficará aberto à circulação do público em geral, e no estacionamento do local. Exposições que dialogarão diretamente com o congresso serão instaladas no MAM, que também deverá sediar debates e apresentações. O Hotel Prodigy será o ponto de apoio da UIA e da organização.
“Um congresso que propõe discutir a arquitetura do século 21 não pode ocorrer em um centro de convenções fechado e distante da cidade. Optamos, acredito que assertivamente, em realizar o UIA2020RIO no Centro do Rio, mais especificamente no Aterro do Flamengo, cuja paisagem é tombada como patrimônio da humanidade pela UNESCO”, afirmou o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade. O vice-presidente executivo da SRCom, Paulo César Ferreira, compartilha da opinião do presidente do IAB. “Seria impossível fazer um evento de arquitetura no Rio, sem que ele ganhasse as ruas da cidade”, afirmou.
Apesar de descentralizar o congresso em três arenas, a mobilidade entre os espaços não será problema. “O hotel, o MAM e a Marina da Glória, apesar de separados, estão próximos uns dos outros. O aumento da circulação no Aterro do Flamengo, com os congressistas e a própria população, vai melhorar a sensação de segurança. Providenciaremos também transporte exclusivo para circulação dos congressistas entre as arenas. Significa mais comodidade aos participantes”, explicou o comissário geral do UIA2020RIO, Anderson Fioretti. O Comitê Executivo do UIA2020RIO está já em contato com os principais equipamentos culturais localizados no eixo da Avenida Rio Branco para integrarem suas exposições ao congresso.
A organização do UIA2020RIO é compartilhada por dois importantes atores: Comitê Executivo e SRCOM. A governança e todas as questões instituições estão a cargo do comitê. A execução e operação do evento é de responsabilidade da SRCOM. A empresa, liderada pelo cenógrafo Abel Gomes, é reconhecida pela produção de grandes eventos artísticos, entre eles a abertura do Jogos Olímpicos de 2017. A parte de turismo receptivo, como compra de passagens e hospedagem, é de reponsabilidade da empresa Blumar, uma das maiores do país na área de eventos corporativos.
Um dos principais incentivadores do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, acredita que o evento será um sucesso para a cidade e, principalmente, para os arquitetos e urbanistas de todo o mundo que participarem das discussões do UIA2020RIO. “O Rio de Janeiro é uma cidade com grandes desafios, muitos deles comuns aos de outras cidades do mundo. Além disso, o evento será uma oportunidade importante para discutirmos a função social da nossa profissão”, defendeu Salazar.
Representantes das entidades nacionais de arquitetura e urbanismo assistiram também as apresentações do Comitê Executivo do UIA20202RIO. Para o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, o envolvimento das comissões de Ensino e Formação, de Relações Internacionais e de Exercício Profissional do Conselho, além da construção conjunta do evento com as entidades, demonstra o engajamento de todos para com o sucesso do congresso. Participaram das reuniões: o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Cícero Alvarez, o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Edison Borges Lopes, o presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea), João Carlos Correia, a vice-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), Luciana Schenk, e o representante da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Fenea), Marcos Antonio Francelino da Silva.