Prefeitura do Rio planeja aumento do valor do IPTU
28 de agosto de 2017 |
|
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, encaminhou uma proposta de revisão do IPTU, que embute um aumento médio de 36% no imposto predial , à Câmara de Vereadores, segundo o jornal O GLOBO no Editorial do dia 26 de agosto. A prefeitura justificou o ato afirmando que a Planta de Valores, em que se estima o preço do metro quadrado na cidade, base para o cálculo do IPTU, não era atualizada desde 1997.
Além do aumento, a proposta pede a redução do número de imóveis isentos, que totalizam 239.307 contribuintes. Entretanto, isso pode ser um problema, já que, de acordo com o editorial, imóveis comerciais, que pagam uma taxa elevada dependendo da área , fecharam mais quatro mil lojas na cidade, no período de janeiro a junho deste ano.
O secretário-geral do Conselho Estadual do IAB-RJ, Cláudio Crispim, ressaltou que a falta de transparência do governo e de conhecimento da população sobre os benefícios desse imposto dificultam a arrecadação. “O IPTU funciona como o condomínio da cidade, as pessoas devem saber o que estão pagando e conhecer a função social do imposto. Mas, também é preciso que o governo faça um recadastramento de todos os imóveis, incluindo assentamentos informais, para recalcular a taxa.”, disse Crispim.
Para ler o Editorial: https://oglobo.globo.com/opiniao/crivella-prejudica-contribuinte-no-iptu-21749669