Pesquisadores do Ippur e do ETH Zurique discutem atuação das cooperativas habitacionais
Evento visa a fomentar modelos inovadores de organização para promoção da habitação social
18 de julho de 2018 |
|
O CAU/RJ realiza, no dia 31 de julho, o seminário “Produção Habitacional Solidária: Panorama Internacional” em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ (Ippur), o Observatório das Metrópoles e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH Zurique), considerado uma das melhores escolas de arquitetura do mundo. O evento acontecerá a partir das 14h, no Teatro Nelson Rodrigues (Av. República do Chile, 230). Para participar é necessário se inscrever pelo link: https://goo.gl/ECGHJw
O seminário tem como proposta debater a atuação das cooperativas habitacionais. Para estimular a discussão, serão apresentados exemplos do Brasil, da Suíça, da Alemanha, da Holanda, da Etiópia e do Uruguai. Os palestrantes, do Ippur e do ETH, apresentarão resultados da pesquisa bilateral “Produção Cooperativa de Habitação – Inovação Sócio-tecnológica para a Provisão de Habitação para Populações de Baixa Renda”. Realizado desde 2016, o estudo busca detectar o potencial transformador do desenvolvimento urbano, baseado na organização comunitária e formação de cooperativas.
“Um dos objetivos é fornecer modelos de organização inovadores que promovam a habitação social, considerando diferentes contextos históricos e regionais”, afirmou a doutoranda do ETH Zurique Patrícia Ventura. “Vamos discutir ainda como a micropolítica brasileira dos mutirões, dos anos de 1990, transformaram-se no programa habitacional Minha Casa Minha Vida Entidades (MCMV-E), um dos maiores do mundo”, acrescentou.
Patrícia Ventura e Rainer Hehl, professor convidado da Universidade Técnica de Berlim, apresentarão os exemplos brasileiros do Mutirão Paulo Freire, MCMV-E Amaral/Florestan, além de casos internacionais: complexo Kalkbreite, na Suíça, e as cooperativas de habitação HagereGojjo, na Etiópia, e Spreefeld, na Alemanha.
As experiências das Associações Habitacionais Holandesas serão expostas pelo gerente geral do CAU/RJ, Ricardo Gouvêa. O tema foi objeto da tese de doutorado do arquiteto e urbanista. Já o exemplo da Federação Uruguaia de Cooperativas de Habitação por Ajuda Mútua (Fucvam) na América Latina será abordado pelo ex-presidente da Fucvam, Mario Figoli.
As arquitetas e urbanistas Luciana Lago, do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ) e do Observatório das Metrópoles, Thais Velasco, do Ippur/UFRJ e Observatório das Metrópoles, e Sandra Kokudai, da Fundação Bento Rubião e da Comissão Temporária de Assistência Técnica do CAU/RJ, apresentarão um panorama recente da Produção Social de Moradia no Brasil. A última mesa terá a participação de Edilson Mineiro, da Assessoria Jurídica da União Nacional por Moradia Popular (UNMP). Na pauta, proposta de marco legal para autogestão habitacional. Nabil Bonduki, ex-vereador por São Paulo e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e Adauto Cardoso, professor e pesquisador do Ippur, serão os responsáveis pela mediação.
O seminário Produção Habitacional Solidária: Panorama Internacional conta com apoio do Cnpq, da Faperj, das Fundações Ford e Bento Rubião e da União Nacional por Moradia Popular.