Destaques

Oportunidade: entidades de arquitetura lançam cursos de formação continuada

As entidades de arquitetura e urbanismo do estado do Rio de Janeiro lançam nesta quarta-feira, 22 de dezembro, seus programas de formação continuada. Ao todo, são ofertados gratuitamente 19 cursos, todos com apoio do CAU/RJ através do Prêmio Vera Hazan de Formação Continuada.

Os cursos contemplam uma variedade de temas, que vão desde gerenciamento de projetos e fundamentos do BIM a mapeamento digital e arquitetura indígena, com cargas horárias entre cinco e 40 horas. Eles serão promovidos pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e pelo Núcleo de Assessoramento, Planejamento e Pesquisa (Napp).

“Era uma vontade antiga do CAU e do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CEAU-RJ) de contribuir diretamente com a formação continuada. Estamos felizes de poder colocar à prova a modalidade”, lembrou a coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/RJ, Tanya Collado. “É uma ótima oportunidade para os profissionais que desejam se reposicionar no mercado profissional”, acrescentou.

As inscrições estão abertas até 20 de janeiro. Os interessados podem se inscrever em apenas um curso. A Asbea-RJ abre a temporada de formação continuada com o curso Gerenciamento de Projetos para Arquitetos. As aulas iniciam no dia 24 de janeiro e seguem até o dia 27. Confira a lista completa e as datas dos cursos nos links a seguir: Estudante (clique aqui) e Profissional (clique aqui).

Prêmio Vera Hazan do Formação Continuada

Idealizado pelo Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CEAU-RJ), em parceria com as comissões de Ensino e Formação (CEF) e de Exercício Profissional (CEP), o prêmio visa à formação complementar permanente dos arquitetos e urbanistas fluminenses para que possam ter acesso a novos conhecimentos (inexistentes na época de sua formação) ou consigam reforçar e atualizar conhecimentos adquiridos.

O Prêmio de Formação Continuada do CAU/RJ homenageia ainda a arquiteta e urbanista Vera Hazan, que nos deixou no dia 31 de julho de 2021, vítima da Covid-19. Arquiteta e urbanista, ex-conselheira do CAU/RJ, professora, pesquisadora e jornalista, Vera era admirada pelos colegas de profissão e muito querida pelos alunos.  Profissional inquieta, dedicava-se a um novo campo de pesquisa: a arquitetura humanitária. Ao todo, o CAU/RJ destinou R$ 100 mil para a premiação.

Com a ação, o Conselho espera contribuir para a formação continuada de arquitetos e urbanistas atendendo a uma demanda objetiva pela atualização profissional no domínio de novas ferramentas de projeto e de novos métodos construtivos, além de possibilitar a abertura de novos campos de trabalho e a ampliação de sua bagagem sociocultural.

Clique aqui para conferir a grade completa dos cursos

Saiba mais sobre os cursos:

Abap

  • Paisagem Urbana e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS ONU)

O curso irá abordar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e os entrelaçamentos dos objetivos de desenvolvimento do milênio (ODS) com os estudos e os projetos da paisagem, em especial, a paisagem urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

  • Projeto Paisagístico para espaços livres públicos: concepção, participação e gestão

 O curso irá abordar a importância e a especificidade na formação para projetos de espaços livres públicos, abordando conceitos, métodos e aplicações, tendo como foco as etapas de concepção, participação e gestão.

  •  Conservação da Paisagem e do Patrimônio Urbano

O curso busca apresentar e discutir conceitos de paisagem, paisagem cultural, paisagem urbana histórica, abordagens no planejamento e estratégias de gestão da conservação do patrimônio e da paisagem urbana numa perspectiva multidisciplinar vinculada à política e às experiências de conservação do patrimônio mundial na contemporaneidade.

Asbea

  • Fundamentos BIM para gestores

O curso vai abordar os conceitos fundamentais sobre a plataforma BIM. Serão apresentadas as diferenças entre o fluxo tradicional de desenvolvimento de projetos com as novas metodologias decorrentes da adoção da plataforma BIM, visões sobre trocas de informação, processo de colaboração em BIM e sobre as normas nacionais e internacionais. Serão apresentadas também as tecnologias para o desenvolvimento do processo BIM e suas aplicações com o objetivo principal de auxiliar profissionais como arquitetos, engenheiros e administradores, que atuam em coordenação e gestão nas empresas de projeto e construção; e servidores públicos que trabalham em órgãos federal, estadual ou municipal e necessitam implementar o BIM; diretores e coordenadores de instituições públicas, que atuam na fiscalização de obras e seus contratos na implementação de BIM atendendo as demanda de contratação do governo federal que a partir de 2021.

  • Gerenciamento de Projetos para Arquitetos

Conceitos básicos de gerenciamento de projetos apresentados com linguagem e exemplificação para arquitetos, passando por todo o ciclo de vida do projeto: iniciação, planejamento, desenvolvimento do produto e encerramento. Curso com diversos exercícios práticos para a aplicação imediata dos conceitos.

ATUALIZAÇÃO 17/01/2022: 

Devido à alta procura, as inscrições para o curso Gerenciamento de Projetos para Arquitetos (Tuma A – 24, 25, 26 e 27 de janeiro de 2022) serão encerradas NO dia 17/01, às 17h, para que ASBEA possa fazer a seleção dos participantes. Os selecionados para as 15 vagas desta turma serão contatados pela ASBEA via e-mail nos próximos dias e deverão responder com a confirmação da participação. Os demais cursos seguem com as inscrições abertas até dia 20/01.

  • Introdução à gestão de escritórios de arquitetura

O curso tem como objetivo apresentar os principais temas de gestão empresarial de serviços para arquitetos, como forma de desenvolver a capacidade de gerir seus negócios por meio de procedimentos administrativos e organizacionais para aplicação imediata contribuindo para que os escritórios progridam e sejam mais eficientes. Serão abordadas, de forma panorâmica, alguns temas da gestão que são fundamentais para o dia a dia de escritórios de arquitetura.

IAB

  • Cidade Hostis: subjetividades urbanas e a corrosão do tecido sócio espacial.

Partindo de uma base teórica multidisciplinar que correlaciona áreas como Arquitetura, Geografia, Comunicação Social e Ciências Sociais, o curso se propõe a abordar o que constitui

a subjetividade de alguns dos pilares da vida social urbana, como território, moradia, trabalho, lazer etc., e como isso se relaciona com o exercício hegemônico do poder desde o início da urbanização brasileira.

  • Ferramentas alternativas: Imersão, audiovisual e escuta como análise urbana e habitacional em favelas.

A cidade é formada por pessoas e pela vida cotidiana. As favelas também são cidade, formadas por pessoas, com suas mais diversas articulações sociais e espaciais, e para atuar como urbanista, é preciso pensar nestas pessoas e nas relações que elas criam com o espaço público. Partindo destas premissas, o curso trabalhará a valorização dos cotidianos urbanos pré-existentes, trará um breve histórico da formação das favelas no Rio de Janeiro e suas relações com o espaço público nas favelas, bem como a ideia de direito à cidade. Assim, será exercitada a aproximação dos cotidianos, apresentando-se métodos alternativos de análise/estudo, como “imersões cotidianas”, filmagens, observação e escuta, baseando-se em conceitos como corpografia, espaço público, coautoria urbana, e trazendo exemplos de filmes, músicas e/ou livros. Por fim, o curso também falará sobre produtos alternativos para estudos/projetos urbanísticos, como vídeos, fotos, crônicas etc.

  • Culturas e arquiteturas indígenas – a descolonização do nosso modo de construir

O curso parte de uma contextualização geral das culturas indígenas brasileiras, para aprofundar explicações sobre técnicas construtivas pataxós e suas histórias, comentadas pelos professores indígenas. A segunda parte do curso consiste em uma imersão virtual no cotidiano do grupo, com os professores e outros indígenas da aldeia construindo com sua técnica da taipa de mão enquanto dialogam com os estudantes.

  • Gerenciamento de Projetos para Arquitetos (curso prático)

Conceitos básicos de Gerenciamento de Projetos apresentados com linguagem e exemplificação para arquitetos, passando por todo o ciclo de vida do projeto: Iniciação, Planejamento, Desenvolvimento do Produto e Encerramento. Curso com diversos exercícios práticos para a aplicação imediata dos conceitos.

  • Expansão habitacional nas cidades híbridas brasileiras: formação dos subúrbios e periferias do Rio de Janeiro.

Partindo de estudos de casos no Rio de Janeiro, o curso Expansão habitacional nas cidades híbridas brasileiras: formação dos subúrbios e periferias do Rio de Janeiro, procura identificar e analisar a importância da categoria subúrbio na ampliação dos limites do conceito de periferia em expansão e das cidades híbridas no século XXI. Debate sobre alternativas para ampliação dos índices de atuação dos Profissionais de arquitetura e urbanismo nos subúrbios e periferias.

  • Memória e coprodução do território urbano: reflexões a partir da favela Rocinha

O curso tem como objetivo explorar o papel da história e da memória coletiva na construção dos territórios urbanos periféricos do sul global e dos direitos a eles associados. A partir do caso da Rocinha e de seu rico histórico de projetos urbanos e espaços participativos – tanto iniciados pelo Estado quanto por lideranças comunitárias -, o curso discutirá a formação de atores e saberes urbanos múltiplos e híbridos nas favelas. Apesar de marcados por processos históricos de marginalização e exclusão socioespacial, os territórios periféricos contemporâneos (favelas, subúrbios, periferias) são também espaços criativos e produtivos: contribuem para a formação de visões e narrativas contra hegemônicas sobre a cidade e para a experimentação de novas formas de democracia urbana. Com base nessa premissa, o curso discute intersecções entre a memória e a construção territorial coletiva (ou coprodução do território urbano) rumo à justiça epistêmica e socioespacial. A Rocinha – território pesquisado, vivido e experimentado pelos professores e professora do curso – opera como uma janela para reflexões mais globais sobre a contribuição dos territórios periféricos para debates sobre políticas urbanas e normativas participativas e inclusivas (por exemplo, a lei assistência técnica) que estejam embasadas por noções de justiça, inclusão social e Direito à Cidade.

  • Arquitetura, Cidade, Filosofia e o seu patrimônio arquitetônico e urbanístico.

A ideia do curso é refletir sobre o significado do patrimônio arquitetônico e urbanístico construído e nossa sociedade contemporânea, a partir da reflexão de filósofos e pensadores do nosso presente próximo, tais como; Karl Marx, Antônio Gramsci, Martin Heidegger, Michel Foulcault, Jürgen Habermas, Perry Anderson, Thomas Piketi, David Harvey Pierre Dardot, Christian Laval, Gregoire Chamayou e Shoshana Zuboff. A reflexão procura entender o papel contemporâneo da memória, do patrimônio construído, sua capacidade de interação identitária, os mecanismos de seleção, eleição e regulação. A proposta pretende também compreender os papéis dos planos e projetos da preservação desse patrimônio na sociedade contemporânea, afirmando a sua dimensão crítica e propositiva. A distinção presente em nossa sociedade fragmentada, alienada e segregada entre ciência, conhecimento e arte deve ser problematizada pela arquitetura e o urbanismo, buscando uma maior interação entre sociedade, técnica, conhecimento e arte.

  • De dentro para fora e de fora para dentro: projetando no contexto das mudanças climáticas e da neuroarquitetura

Este curso tem como objetivo facilitar o acesso, o tratamento e a análise de dados públicos georreferenciados na cidade do Rio de Janeiro, de forma a proporcionar a elaboração de análises multidimensionais que abarquem a complexidade e a desigualdade do território urbano.

  • Georreferenciamento como ferramenta de análise multidimensional do território urbano.

O curso irá abordar questões contemporâneas relativas ao processo de produção de edificações mais sustentáveis e saudáveis, a partir de uma visão do ciclo de vida (projeto, construção, uso e fim de vida), considerando o contexto de uma economia circular e os desafios relacionados às mudanças climáticas. Será bastante explorado o conceito de Neuroarquitetura e sua importância para o atual contexto, arquitetura junto com a neurociência e psicologia tem muito a oferecer quando queremos projetar espaços restauradores, a ciência auxilia em comprovar que algumas técnicas simples, podem fazer diferença. Podemos utilizar a neuroarquitetura em projetos hospitalares, corporativos ou até mesmo na sua residenciais, atrelado a biofilia e sustentabilidade e neuroarquitetura o arquiteto tem ferramentas atuais para lidar com as novas formas de morar e enxergar o mundo.

  • O custo das decisões – Estimativa do custo construtivo na concepção arquitetônica.

Cada decisão tem seu custo. Fazer projeto é tomar diversas e inúmeras decisões. Conhecer os custos das decisões é essencial para evitar o retrabalho dos projetistas e agregar valor ao serviço “projeto”. No curso serão apresentadas as diversas metodologias de estimativa e suas respectivas vantagens e desvantagens. Serão analisados projetos reais, com o objetivo de criar repertório de soluções com foco no custo. Os projetos analisados reúnem experiências da arquiteta no escritório Mareines + Patalano e projetos residenciais publicados no livro HoCo: Density Housing Construction and Costs do a+t research group. Além disso, será compartilhado com os estudantes as experiências da docente no desenvolvimento da calculadora CUG e do aplicativo pró-reforma, que levam para o mercado imobiliário e para o varejo de materiais de construção o custo como insumo para a tomada de decisão.

NAPP

  • Introdução ao mapeamento digital – QGIS e outras plataformas de mapeamento digital.

O curso online visa dar um panorama  do uso de ferramentas de geoprocessamento e mapeamento digital que apresentam benefícios como: plataformas e software livre e gratuito; compatibilização de diversas etapas do trabalho; gerenciamento de banco de dados e sua espacialização; automação de tarefas complexas e dispendiosas em comparação a outros softwares; aumento da produtividade, organização e qualidade do trabalho.

  • Prática de QGIS – do básico ao avançado – aplicado à Arquitetura e Urbanismo (PRESENCIAL)

O curso presencial visa ensinar ao aluno o uso prático do software livre QGIS dos passos básicos aos mais avançados, como: instalação e configurações básicas; importação de arquivos AutoCad e Excel; obtenção, uso e edição de imagens de satélites; obtenção, inserção e edição de dados públicos; criação e edição de geometrias vinculadas a banco de dados; configuração e representação de mapas urbanos; automatização no processo de geração de mapas, memorial e pranchas.

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88
xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88
xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88

OUTRAS NOTÍCIAS

Alerta de temporais e trabalho remoto

Primeira ação conjunta entre o CAU/RJ e IAB-RJ

Medida que tem como objetivo melhorar a eficiência do SICCAU é aprovada