Novo curso do Instituto Pólis tem como foco o direito à moradia
1 de julho de 2020 |
|
O Instituto Pólis lança curso “Decifrando o Direito à Moradia”. O objetivo do projeto é debater o tema enquanto um direito humano. A iniciativa terá cinco aulas online, sempre na quinta-feira, das 19h às 21h. O curso é destinado ao público geral e qualquer pessoa interessada pode participar. As inscrições vão até dia 17 de julho.
A ideia é reconstruir uma trajetória tanto em âmbito internacional, quanto nacional, sobre as formulações teóricas e os tratados de direitos humanos. O curso ainda promete analisar as políticas habitacionais brasileiras do último século e expor as ameaças instauradas a partir do processo de financeirização da habitação. O curso trará uma visão não apenas econômica, mas também política e social.
O projeto contará com a participação de educadores durante esse processo de análise e avaliação da moradia atual. Como educadores do curso teremos as arquitetas e urbanistas Danielle Klitowitz e Gabriela Matos; Guilherme Boulos, graduado em Filosofia e candidato à presidência da República pelo PSOL em 2018; a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Raquel Rolnik e Rodrigo Faria G. Iacovini, advogado e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo.
O curso tem um custo de inscrição, que varia de acordo com sua ocupação. Para estudantes (graduação ou pós) o valor é de R$75 e para profissionais, R$150. Ainda há opções de inscrições solidárias, em que você se inscreve por um valor adicional, que será utilizado para custear a participação de bolsistas no projeto. Serão ofertadas vagas com isenção na inscrição para até 20 participantes de movimentos populares, coletivos e organizações da sociedade civil.
Saiba mais sobre o curso em site oficial: https://polis.org.br/escola-da-cidadania/decifrando-moradia/