Nota do CAU/RJ sobre início das obras do Píer em “Y”
17 de maio de 2013 |
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro manifesta total apoio à nota de repúdio do IAB-RJ ao início das obras do Píer em “Y”. O Rio de Janeiro possui entidades que, dentro de suas áreas, tem como principal função atuar para a melhoria da cidade e qualidade de vida da população. Por isso, no último dia 29/04, o CAU/RJ realizou, em parceria com o IAB-RJ, debate sobre as propostas para o píer. A Companhia Docas não compareceu para apresentar, debater e ouvir sugestões de melhorias para seu projeto.
O CAU/RJ sabe que cidade passa por uma transformação urbanística importante e a reurbanização da região do Porto é urgente e necessária. Entretanto, a atitude da Companhia Docas de iniciar as obras de um projeto, amplamente criticado pela sociedade, é uma atitude autoritária.
O Píer em “Y” não se relaciona com a paisagem natural e construída da região do Porto do Rio. Trata-se de um projeto deslocado, isolado do contexto, cujo objetivo é, único e exclusivamente, atender a questão operacional da Companhia Docas, não se integrando urbanisticamente ao seu entorno.
Veja aqui a nota de repúdio do IAB-RJ.