Museu Histórico Nacional exibirá documentário sobre desmonte do Morro do Castelo
2 de maio de 2018 |
|
O documentário “O Desmonte do Monte” será exibido no 5º Fórum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal (FIPA), na quinta-feira, 24 de maio de 2018, às 18h, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Após a exibição haverá um painel de debates com a participação da diretora e produtora cinematográfica, Sinai Sganzerla, o pesquisador e conservador-chefe da Cinemateca do MAM Rio, Hernani Heffner, e o arquiteto e urbanista e conselheiro do IAB/RJ, Jorge Costa.
O filme aborda a história do Morro do Castelo, conhecido como “Colina Sagrada”, seu desmonte e arrastamento. O lugar foi escolhido pelos colonizadores portugueses para ser o local das primeiras moradias e fundação da cidade do Rio de Janeiro. O morro foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade e, também, de promover a especulação imobiliária.
Além disso, o documentário conta com trechos de O Subterrâneo do Morro do Castelo, escrito por Lima Barreto, uma das poucas vozes que defendeu publicamente a permanência e vida do Morro do Castelo de São Sebastião.
O filme tem sua narrativa baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade de São Sebastião até os dias atuais, e conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo e, também, com depoimentos de áudio de ex-moradores e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte. A narração do filme é de Helena Ignez, Negro Leo e Marcos Alvisi.