Mama África realiza novo mutirão para reforma de sua fachada
Ação tem como objetivo chamar atenção do poder público para a urgência de planos voltados a moradia popular
13 de março de 2018 |
|
A comunidade Mama África realiza neste sábado, 17 de março, a partir das 14h, novo mutirão para reforma da sua fachada e pintura dos espaços internos. Entre os objetivos, destacam-se a luta pela regularização fundiária e a melhoria das condições de moradia para população de baixa renda.
Para viabilizar mutirão de reforma dos casarões que abrigam a comunidade Mama África, os moradores lançaram campanha virtual para arrecadar recursos. A ação, que se encerra no domingo, visa a angariar R$ 3 mil. Até a publicação desta notícia, o grupo atingiu 40% do objetivo: R$ 1.210,00. Doações podem ser feitas através do site: https://www.kickante.com.br/campanhas/mama-africa-projeto-habitacional-modelo.
Mais de 20 famílias compartilham o espaço de dois casarões, localizados na Rua Passo da Pátria, em São Domingos, Niterói, há 30 anos. A comunidade luta para tirar do papel projeto de habitação desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense (Nephu/UFF). Pronto há cinco anos, o projeto foi apresentado, em 2013, ao então prefeito Rodrigo Neves, que chegou a definir o projeto como “modelo” para Niterói. A proposta, porém, nunca foi adiante e a comunidade não integra também a lista de Zona de Especial Interesse Social do Plano Diretor, em discussão na Câmara de Niterói.
Em entrevista ao caderno Bairros, do O Globo, a professora titular do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e pesquisadora do Nephu/UFF Regina Bienenstei explicou que o projeto é garantia de moradia adequada para 26 famílias:
“Considerando o número de moradias em assentamentos populares precários em Niterói, cerca de 40 mil, e a falta de políticas públicas efetivas para a redução desse número, o projeto para a Mama África, de 2014, responde à demanda das famílias”, afirmou Regina.