Livro conta a história da cidade do Rio Janeiro para crianças
Obra cria roteiros com pontos especiais para levar o público infantil a conhecerem melhor a cidade
21 de dezembro de 2020 |
|
O lançamento literário “Rio desde o início: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista” é dedicado ao público infantil, mas se apresenta com leitura importante para todas as idades. A obra conta a história da cidade do Rio de Janeiro, desde antes de sua fundação até os dias de hoje. O objetivo é fazer com que as crianças enxerguem a cidade com olhar próprio.
Na reunião do Comitê Rio Capital Mundial da Arquitetura, da prefeitura, no último dia 18, o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, sugeriu a inclusão do livro na bibliografia da Secretaria Municipal de Educação para 2021. A proposta teve o apoio dos presentes.
A obra é de autoria da arquiteta e urbanista Ana Paula Alcantra. Formada pela UFRJ e mestre em Planejamento Urbano e Regional, a autora tem se dedicado à relação entre as crianças e as cidades nos últimos anos, tendo já outro livro publicado: “Porto Alegre na Palma da mão: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista”.
“Desde que era aluna da UFRJ, sempre fui muito atraída pela questão urbana e pela ideia de que a cidade é para ser um espaço para todos. Ao observar o olhar peculiar do meu filho e as tentativas dele de classificar e entender a nossa cidade, percebi que não tinha, na literatura, uma preocupação de contar essa história para as crianças”, explica Ana Paula sobre o processo de enxergar a necessidade de compreensão do público infantil sobre o espaço urbano.
O livro destaca momentos como a chegada da Família Real, a Proclamação da República e o Rio ainda como capital federal. Para Ana Paula, compreende-se melhor a evolução e transformações que ocorrem no local ao associar fatos históricos aos espaços urbanos, abordando questões como meio ambiente, mobilidade urbana e acesso à moradia.
“Temos muitas pessoas que não conhecem a cidade, visto que tenho alunos de arquitetura e urbanismo que nunca foram ao Centro. A ideia do livro é tirar a bolha espacial da rotina da criança e demonstrar a construção coletiva de identidades que compõe o Rio.”, explica a autora, que reforça a necessidade de empatia com a cidade para a valorização e proteção do espaço por esses futuros adultos.
Rio desde o início é um livro elaborado com textos simples, muitas ilustrações e mapas, além de contribuições de outro profissionais da área. A publicação conta com nove mapas anexos sobre a área central da capital fluminense; caderno e cartela de adesivos com pontos especiais da cidade, como Ilha da Gigoia, Igreja da Penha e Fiocruz.
As obras de Ana Paula Alcantra estão disponíveis para compra através do site: https://www.riodesdeoinicio.arq.br/