Inscrições para o 2º Prêmio Grandjean de Montigny terminam nesta quarta
27 de novembro de 2017 |
|
As inscrições para o 2º Prêmio Grandjean de Montigny, promovido pelo CAU/RJ, se encerram nesta quarta-feira, 29 de novembro. Este ano, o vencedor da premiação ganhará viagem de ida e volta a Portugal, com despesas de passagens e diárias pagas pelo Conselho.
A Comissão Julgadora já foi definida. Os arquitetos e urbanistas Tânia Chueke, Jayme Zettel e Demetre Anastassakis escolherão o trabalho vencedor do do 2º Prêmio Grandjean de Montigny. Assim como em 2016, participarão da premiação os Trabalhos de Conclusão de Curso ou Projeto Final de Graduação agraciados com o primeiro lugar das quatro categorias do Prêmio Arquiteto do Amanhã, concedido pelo IAB-RJ.
A taxa de inscrição do Arquiteto do Amanhã é de R$ 90. Os trabalhos inscritos deverão ser entregues pessoalmente ou via postal na secretaria do IAB-RJ – Rua do Pinheiro, 10, Flamengo – até o dia 29 de novembro, entre 12h e 19h. O material deverá ser entregue em envelope pardo, devidamente lacrado, contendo a ficha de identificação. Cada participante poderá concorrer individualmente ou em equipe, com no máximo um projeto por categoria. Os trabalhos apresentados deverão ter sido realizados obrigatoriamente em disciplina curricular durante o ano de 2017.
O prêmio do IAB-RJ é aberto aos profissionais recém-formados que tenham concluído o curso de Arquitetura e Urbanismo e aos estudantes, a partir do 5º período. Poderão concorrer ao Grandjean de Montigny do CAU/RJ apenas os Trabalhos de Conclusão de Curso ou Projetos Finais de Graduação destacados entre os vencedores do Arquiteto do Amanhã.
Clique aqui para baixar o edital do Grandjean de Montigny
Clique aqui para baixar o edital do 34º Prêmio Arquiteto do Amanhã
Os finalistas do Prêmio Grandjean de Montigny serão anunciados na tradicional Festa Anual do IAB-RJ, que será realizada na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do Departamento, no dia 8 de dezembro. O grande vencedor será revelado em cerimônia na sede do CAU/RJ – Av. República do Chile, 230, 23º andar, Centro – no Dia do Arquiteto e Urbanismo, comemorado anualmente no 15 de dezembro.
Criado em 2016, o Prêmio Grandjean de Montigny tem como objetivo valorizar o ensino e os trabalhos acadêmicos produzidos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro. A vencedora da primeira edição da competição foi Adara Nataly Loureiro Duarte, aluna da PUC-Rio, com o trabalho “Manguinhos submerso – Operação Urbana”.
Conheça a Comissão Julgadora:
Tânia Chueke
A arquiteta e urbanista Tânia Chueke é graduada pela Universidade Santa Úrsula (1982) e trabalha em escritório próprio, a ETC – Arquitetura. Atua principalmente na área de arquitetura de interiores, tendo realizado inúmeros projetos residenciais, comerciais e culturais no Brasil e no exterior. Seu último projeto público foi a reforma da Sala Cecília Meirelles no Rio de Janeiro, inaugurada em dezembro de 2014.
Jayme Zettel
O arquiteto e urbanista Jayme Zettel é graduado pela Faculdade Nacional de Arquitetura (1956) e tem especialização em Londres (Planejamento Urbano) e em Florença (Restauro de monumentos). Integrou a equipe que projetou Brasília chefiada por Lucio Costa, sendo o primeiro Diretor de Urbanismo da Novacap. Autor dos projetos das estações do Metrô Rio pela empresa Projeto Arquitetos Associados. Foi presidente do IPHAN e professor da UNB, UERJ e UFF.
Demetre Anastassakis
O arquiteto e urbanista Demetre Anastassakis é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e pós-graduado em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE. Presidiu o IAB-RJ e o IAB Direção Nacional. Realizou retrofit de ruínas para moradia, em Salvador, organizou o Concurso Favela Bairro e vários empreendimentos de MCMV. Participou dos Planos Diretores de Nova Iguaçu, Paracambi, Nilópolis, Magé e São João de Meriti. Foi professor na USU e na UFJF.