Inscrição do Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde é prorrogado até o dia 3 de agosto
Competição tem como um dos objetivos mitigar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus
24 de julho de 2020 |
|
A comissão organizadora do Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde divulgou na terça-feira, 21 de julho, os novos prazos da competição. As inscrições agora poderão ser realizadas até o dia 3 de agosto. A atualização ocorreu em razão do período em que o hotsite da ação ficou fora do ar. Lançado no dia 1º de julho, o concurso visa a promover a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis) como estratégia de enfrentamento à Covid-19.
Clique aqui para acessar o hotsite do concurso e ter acesso ao edital e ao formulário de inscrição
A empresa que fornece a infraestrutura em nuvem onde estão hospedados os serviços virtuais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi alvo de ataque cibernético, no dia 7 deste mês, afetando o funcionamento do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), dos sites dos CAU/UFs e do hotsite do Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde, que ficou fora do ar por uma semana. Para não prejudicar os participantes e os interessados em participar do certame, a comissão organizadora da competição atualizou todos os prazos do concurso.
Outro objetivo do Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde é reconhecer e divulgar boas práticas utilizadas no enfrentamento do novo coronavírus, considerando abordagens que ampliem o acesso aos direitos sociais de cidadania e, ainda, a potência da efetiva participação da população no cenário de transformação e garantia desses direitos. Serão premiados até dez trabalhos escolhidos entre duas categorias: Defesa da moradia como promoção de saúde e Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social. Cada trabalho escolhido será contemplado com R$ 10 mil. De acordo com o edital, os participantes assumem o compromisso de reinvestir o valor do prêmio em ações de combate ao novo coronavírus, visando a mitigação de seus impactos sociais e sanitários, além de enviar os registros dessas ações ao CAU/RJ.
Os trabalhos enviados serão julgados por integrantes da Comissão Temporária de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Cathis) do CAU/RJ. Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios: atendimento às demandas sociais; metodologia de trabalho; protagonismo popular na formulação e/ou execução; inserção espacial nos territórios de maior vulnerabilidade aos impactos da pandemia do novo coronavírus; efetividade no combate aos impactos sociais da pandemia; potencial de replicabilidade por agentes locais ou gestores públicos; clareza e coerência no trabalho. O resultado final será divulgado no dia 14 de agosto.
O concurso é uma iniciativa imediata de enfrentamento da Covid-19. A Comissão de Athis prevê para este ano ainda o lançamento do Edital de Seleção Pública de Projetos de Apoio à Athis (Demetre Anastassakis).