IAB-RJ promove palestra com Elizabeth de Portzamparc
4 de fevereiro de 2020 |
|
O Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil organiza, no dia 6 de fevereiro, palestra com a arquiteta e urbanista Elizabeth de Portzamparc. O evento acontece às 18h30 na sede do IAB-RJ, localizado no Beco do Pinheiro, 10, no bairro do Flamengo-RJ. A entrada é franca, mas é necessário confirmar a participação clicando aqui. “Nova arquitetura, nova visão de mundo” é o tema que conduzirá a palestra.
Elizabeth de Portzamparc é autora de projetos de grande porte na França e na China. Carioca, é radicada em Paris desde 1969 e defende uma compreensão cosmológica, em que se considere as inter-relações humanas e as do homem com a natureza. Ela é membro do Comitê de Honra, e uma das porta-vozes, do 27° Congresso Internacional de Arquitetura (UIA2020RIO), que será realizado em julho no Rio de Janeiro.
Nos anos 1980, Elizabeth teve enorme destaque no design e na arquitetura de interiores, com repercussão internacional. Sua escrivaninha 24 Heures (1986) foi exposta na Fundação Cartier e por toda a Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Com os dois filhos já crescidos, ela passou a se dedicar fundamentalmente a projetos de grande porte, com participações em importantes concursos internacionais. Assim, ela pertence a uma elite mundial da arquitetura e urbanismo de grandes projetos, em que se destaca ainda por ser mulher, em um meio eminentemente masculino.
Confira alguns projetos da arquiteta e urbanista:
- Torre Taichung Intelligence Operation Center emTAIWAN –Torre-bairro com 262 metros de altura e 89 mil metros quadrados de área total. Centro de inteligência digital com espaço para arte numérica, praças a cada quatro andares, espaços de convivência, com escritórios e moradias, restaurantes, lojas e cinemas. Em fase de detalhamento. Projeto vencedor em 2017.
- Musée de La Romanité, em Nîmes, cidade do sul da França – Inaugurado no dia 2 de junho de 2018 – Construído para abrigar as raras coleções arqueológicas, com 25 mil peças, que cobrem um período de 25 séculos. Projeto vencedor em 2012.
- Cidade da Ciência em XANGAI, China – Em Zhangjiang, coração do chamado Vale do Silício da China, com área total de 120 mil metros quadrados, abrangendo auditório, salas de exposição, e percurso educativo dedicado ao Centro das Ciências. Projeto vencedor em 2017.