Governo do Rio tomba o Retiro dos Artistas
Casa centenária passa a fazer parte de bens patrimoniais e culturais do estado
16 de maio de 2022 |
|
O Instituto Estadual do Patrimônio Cultura l (Inepac) reconheceu a Casa dos Artistas, também conhecida como Retiro dos Artistas, como mais novo patrimônio do estado do Rio de Janeiro. A determinação foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira, 12 de maio.
De acordo com a diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho, em entrevista cedida ao site da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o ato do tombamento é de vital importância para a preservação e manutenção da memória fluminense.
“O Retiro dos Artistas é um dos elementos que constituem a identidade e história da classe proletária artística no Rio de Janeiro. Nossa equipe tem trabalhado com o objetivo de reafirmar os papéis de proteção e de fiscalização conferidos legalmente ao Instituto”, ressalta Ana Cristina.
O tombamento contempla o teatro e as casas presentes dentro da propriedade, não permitindo que futuras construções ultrapassem a altura de dois pavimentos ou oito metros.
Localizada no bairro Pechincha, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, a propriedade foi fundada em agosto de 1918. Atualmente, a instituição oferece aulas de yoga, fisioterapia, tratamentos odontológicos, salão de beleza, hidroginástica, teatro, dança, cinema, desenvolvimento de trabalhos cognitivos e psicólogos para a classe artística fluminense.
Matéria com informações da reportagem “Governo do Estado realiza tombamento do Retiro dos Artistas” da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.