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Home » Notícia » Notícias » Destaques, Notícia, Notícias » Fórum de Patrimônio do CAU/RJ publica nota sobre Estação ferroviária de Japeri

Fórum de Patrimônio do CAU/RJ publica nota sobre Estação ferroviária de Japeri

24 de julho de 2020

O Fórum de Patrimônio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ) vem por meio desta, externar sua extrema preocupação com o futuro do patrimônio ferroviário do Estado do Rio de Janeiro, especialmente a Estação de Japeri, vítima de incêndio ocorrido em 19 de julho de 2020. O bem cultural, desde 2010, integra o Patrimônio Ferroviário valorado pelo Iphan, tendo em vista o disposto pela Lei 11.483/2007. A estação encontrava-se sem uso definido, apesar de ter sido restaurada, no período 2018-2019, após permanecer, por anos, em progressivo processo de deterioração.

A Estação de Japeri foi inaugurada em 08/11/1858, com o nome de “Estação de Belém” e era o ponto terminal do primeiro trecho aberto pela Estrada de Ferro Dom Pedro II. A edificação foi construída em terras doadas pelo Marquês de São João Marcos. O lugar contava ainda com o Botequim da Estação de Belém, instalado em prédio localizado ao lado da estação, ainda existente. Havia, segundo o projeto original, a intenção de construção de um restaurante em seu interior, o que não chegou a se concretizar. Em 1940, sua denominação foi alterada para Japeri. Dela partia o Trem Barrinha, em direção à cidade de Barra do Piraí, que foi desativado em 1996.

A Estação em tela constitui-se em raro exemplar de estação ferroviária no Estado do Rio de Janeiro devido ao fato de ser integralmente construída em técnica tradicional, originária do período medieval do centro norte da Europa, conhecida como enxaimel. Ela se caracteriza por lançar mão de estrutura de madeira que é vedada por alvenaria de tijolos maciços, revestida por argamassa.

Em face do exposto, o CAU-RJ espera que providências concretas e céleres sejam tomadas para a recuperação do raro exemplar da memória ferroviária, assim como de outros que se encontram subutilizados e em progressivo processo de deterioração, como, por exemplo a Estação da Leopoldina, na cidade do Rio de Janeiro.

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