Evento discute arquitetura e urbanismo produzidos por mulheres negras
29 de novembro de 2019 |
|
O CAU/RJ realiza, no dia 11 de dezembro, às 14h30, o evento “Arquitetas Negras: formação, profissão e cidade”, no Centro Carioca de Design (Praça Tiradentes, 48). Além de mesas-redondas, haverá o lançamento do livro “Aqtas Negras”.
“Como você imaginaria a aparência física de alguém que alcançou o sucesso profissional em Arquitetura e Urbanismo? Seria homem ou mulher? Seria negro (a)? Muitas arquitetas negras estão atuando, contribuindo para a arquitetura e o urbanismo, estão no mercado, nas universidades e construindo outras formas de pensar e fazer arquiteturas e cidades, mas ainda são invisibilizadas”, afirmou Paloma Monnerat, organizadora do evento e integrante da Comissão de Athis do CAU/RJ.
“Arquitetas Negras: formação, profissão e cidade” abordará os coletivos negros de estudantes de arquitetura e urbanismo; atividade profissional e o mercado de trabalho; e a descolonização do pensamento sobre as cidades. Confira a programação completa abaixo.
A publicação “Arqtas Negras”, formada a partir de chamada para submissão de trabalhos, também busca dar visibilidade às arquitetas negras, suas trajetórias, projetos, experimentos artísticos e produção intelectual. O livro é composto de três seções: Corpo preto, cidade branca; Práticas arquitetônicas > linguagem e fazeres; e Mulher negra na arquitetura e urbanismo.
“‘Arquitetas Negras’ é uma publicação mais do que necessária, é um marco na construção de um debate urgente sobre nossa formação e atuação profissional. Enaltecer o trabalho dessas mulheres negras é fundamental para as novas gerações de arquitetos (as) e urbanistas e também, para a superação de uma fantasia modernista, datada e falida”, opinou Paloma Monnerat.