Arquiteto Ephim Shluger doa mais de 200 livros à biblioteca do CAU/RJ
8 de setembro de 2017 |
|
O arquiteto e urbanista Ephim Shluger, presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas, doou nesta sexta-feira, 8 de setembro, mais de 200 livros do acervo pessoal à biblioteca do CAU/RJ. Entre as obras, destaca-se o livro da exposição Brazilian Buildings do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa), edição de 1945.
A decisão de doar parte do acervo ao CAU/RJ ocorreu após conhecer a história de grandes colecionadores de livros e conversa com a família. “Acredito que essa coleção deve estar no CAU/RJ. São livros de referências que podem estar disponíveis às novas gerações de arquitetos e urbanistas. Imagino, no futuro, estudantes e pesquisadores consultando essas obras para trabalhos de mestrado e/ou doutorado”, explicou.
De acordo com o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, as condições das bibliotecas dedicadas à arquitetura e ao urbanismo no Rio de Janeiro não são boas. “Uma produção importante dedicada à arquitetura está inacessível aos pesquisadores e aos estudantes. O Conselho começa a montar o seu acervo e, muito em breve, esperamos colocar à disposição de toda a sociedade”, afirmou. A criação de uma biblioteca foi um dos objetivos do CAU/RJ ao adquirir a primeira sede da autarquia no final de 2016.
Além da doação, o acervo pessoal de Ephim Shluger integrará o Centro de Referência e Informação em Arquitetura e Urbanismo (CRIAU) do CAU/RJ. O Núcleo Leste-Metropolitano do IAB-RJ sinalizou também interesse em doar seus livros ao Conselho. O Criau visa a mapear os acervos de arquitetura e urbanismo particulares e públicos e a criar uma rede de conexão entre as bibliotecas. O novo Centro disponibilizará ainda acesso às principais publicações especializadas através de dois terminais que serão instalados na sede do CAU/RJ e estimulará a doação e a aquisição gratuita de livros através do projeto Livro em Movimento.