Institucional

Entrevista

Foto entrevista - Patricia“O entendimento de que o arquiteto urbanista tem um papel político nos rumos da própria profissão e na discussão dos rumos das nossas cidades, em conjunto com outros atores sociais, não é um senso comum, pelo contrário”, avalia a mais jovem conselheira do CAU/RJ.

 

1- Nestes últimos 20 anos, quais as transformações sofridas pela categoria?

Não teria capacidade de avaliar as transformações dos últimos 20 anos. O que posso perceber nos poucos anos que venho militando – a maioria deles ainda no movimento estudantil e apenas cinco anos como profissional – é que, a exceção de algumas iniciativas, a profissão vem se afastando das necessidades reais da sociedade. Uma discussão recorrente no movimento estudantil – e que se perde um pouco na discussão dos profissionais – é qual o papel social do arquiteto nesta sociedade que a cada ano acirra e deixa mais claro suas desigualdades sociais, econômicas e urbanas, por consequência. É claro que os arquitetos e urbanistas não têm a capacidade de transformação das cidades em suas mãos – este é um processo multidisciplinar e que envolve diversos fatores -, mas os arquitetos têm sim um papel político neste debate e que deve ser assumido.

Quanto à postura dos arquitetos enquanto uma categoria organizada percebo que está cada vez mais dispersa. Temos uma visão de empreendedorismo individual e de uma atuação autônoma do arquiteto, como se o mesmo não estivesse submetido à ordem do mundo do trabalho, como todos os trabalhadores. Acredito que isto disperse o sentimento de “categoria”, onde todos se organizariam em prol de causas comuns. Não que elas não existam, pelo contrário, temos diversas pautas, mas a dificuldade de ver essas pautas como coletivas pode ser um motivo para a baixa participação dos arquitetos nas entidades representativas, por exemplo. O entendimento de que o arquiteto tem um papel político nos rumos da própria profissão e na discussão dos rumos das nossas cidades, em conjunto com outros atores sociais, não é um senso comum, pelo contrário.

 

2- Neste mesmo período, em função dos avanços tecnológicos – em particular a informática – quais as mudanças mais expressivas ocorridas no exercício da profissão?

Minha geração já teve contato direto com as ferramentas da informática ainda durante a graduação. Estas ferramentas trouxeram ganhos inegáveis ao desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo, mas também, de certa forma, trouxeram algumas distorções. Estas ferramentas afastaram os arquitetos dos instrumentos de comunicação tradicionais da profissão, como desenho e modelo físico, que embora continuem a fazer parte da grade das universidades, entram de forma acessória da formação do arquiteto. Nos primeiros períodos da faculdade, a praticidade e rapidez das ferramentas digitais se impõem, criando uma relação de criação – em alguns casos muito desvinculada da realidade da construção e mais próximas de um fetiche formal, de um deslumbramento da imagem produzida pelas maquetes virtuais.

As questões ligadas à materialidade da arquitetura e da construção perderam espaço para este mundo digital. Não é raro um arquiteto recém-formado chegar à vida profissional com pouca ou nenhuma noção de como se produz aquilo que se projeta. A alienação em relação ao mundo do trabalho tem se apresentado como uma característica da nossa formação. A discussão dos canteiros e a relação com os trabalhadores produtores do espaço urbano e arquitetônico, tão discutida na década de 70, se perderam. Hoje, são raras as iniciativas de canteiros experimentais, onde os estudantes poderiam ter um contato mais próximo de processos participativos envolvendo a universidade e a sociedade, entre outras que buscam restaurar este elo. Vale citar a grande contribuição dos escritórios modelo de arquitetura, autogestionados pelos estudantes no modelo promovido pela FENEA, que trazem para o âmbito da universidade estas discussões do “mundo real” e realizam uma série de trabalhos que questionam o papel do arquiteto nesta sociedade.

Voltando a questão das ferramentas digitais, é importante perceber que seu uso trouxe também uma rapidez à “produção” dos projetos, que de certa forma exerce uma pressão de prazos e entregas cada vez mais apertados e exploratórios da mão de obra dos arquitetos, orientados pelo ritmo do mercado, que acaba reduzindo a capacidade de criação de soluções. Com prazos cada vez mais curtos, o projeto é tratado apenas como uma etapa de uma indústria da construção que deve ser rápida, simples e eficaz, reduzindo o papel do arquiteto e consolidando uma “produção” arquitetônica anônima, onde a execução e o custo de sobrepõem à qualidade arquitetônica.

 

3- Como resultado das perguntas anteriores, como você avalia os novos rumos da profissão em relação ao exercício e também ao produto arquitetônico?

No que tange as condições de trabalho, principalmente dos arquitetos mais jovens, vejo uma precarização destas condições no ponto de vista dos direitos. As jornadas de trabalho excessivas, o pagamento por hora trabalhada sem carteira assinada e todos os benefícios trabalhistas significam a dura realidade da maioria dos arquitetos da minha geração. O tão falado piso salarial é sonho distante para a maioria – mesmo os regularizados raramente ganham este valor estimado nos primeiros anos de vida profissional.

 

4- Em sua opinião, como deve ser a posição de nossas entidades em relação à presença de escritórios e empresas de projetos estrangeiras no mercado de trabalho brasileiro?

Acredito que este não seja um debate central, mas a globalização do capitalismo trouxe inevitavelmente esta questão para a nossa rotina profissional. Não acredito que tenhamos como coibir a ação destes arquitetos estrangeiros no país, nem acho que devamos. O que devemos garantir são condições igualitárias de trabalho, que os escritórios brasileiros de arquitetura não sejam meros compatibilizadores de projetos executivos à nossa realidade, mas que possam trabalhar em parceria de conhecimentos. Que os projetos públicos sejam alvo de concursos abertos e não convites a determinados arquitetos, estrangeiros ou não.

 

5- Com a saída dos arquitetos e urbanistas do sistema CREA/CONFEA e a criação do CAU – lei Nº 12.378 – deverá se dar a divisão de atuação das demais entidades dos arquitetos?

Acho que as entidades dos arquitetos já têm funções bem estabelecidas e um longo caminho de atuação. Acredito que não se deva ter esse medo de disputa de atuações. O CAU é uma autarquia federal e tem suas atribuições claras, e que não se restringem apenas a uma normatização e fiscalização da profissão, mas uma defesa dos interesses da sociedade. Defendo que o CAU deva ter também um papel político e crítico dos rumos da profissão e que a relação com as entidades deve ser da construção coletiva de um patamar mais elevado de discussão e de ações que levem a profissão ao debate do papel social do arquiteto e de sua capacidade de contribuir com as transformações sociais.

 

6- Como deverá ser equacionado o sombreamento da atuação profissional entre o arquiteto e o engenheiro civil, já que agora estão filiados em Conselhos próprios?

A lei de criação do CAU já traz em si as atribuições dos arquitetos e urbanistas e seus campos de atuação. Devemos atuar nestes espaços entendendo que alguns deles podem ter relações diretas com outras profissões, como é o caso da engenharia civil. Acredito que esta discussão deve ser feita de forma tranquila, sem disputas calcadas em antigos conflitos. É claro que podemos determinar as ações privativas, como já o fizemos em questões que são claramente do campo da arquitetura e do urbanismo, mas sombreamento profissional em alguns temas é inevitável e devemos tratá-los em acordos e cooperações com as demais profissões. Lembrando que em muitos campos de atuação os arquitetos trabalham de forma multidisciplinar. Assim, o que devemos definir bem não são os campos que cada profissional deve atuar isoladamente, mas as competências que cada profissão tem para atuar.

Fortalecer a importância da profissão do arquiteto e urbanista é o que nos levará para este debate em um patamar de igualdade.

 

7- Para efetiva aplicação das atribuições profissionais definidas pela Lei Nº 12.378, quais deverão ser as modificações no ensino de arquitetura de modo a adequá-lo ao que estabelece a lei?

Existem atribuições que não são ensinadas na universidade, mas que deveriam ser, ou se não em breve haverá demandas do ensino universitário que não estarão contempladas na Lei. Acho que o CAU deve manter um debate direto e aberto com as universidades, respeitando a autonomia a fim de “corrigir” estas distorções, pensando neste debate como uma via de mão dupla e autocrítica. O que não podemos é, em nome da autonomia, não travar o debate e fingir que não haverá implicações na vida profissional destes novos arquitetos que se formam a cada semestre. É necessário que os arquitetos saiam das universidades aptos a exercer a profissão em sua plenitude.

Para além deste debate direto das atribuições, acho que devemos refletir sobre qual a qualidade do ensino de arquitetura hoje no país, tanto nas universidades públicas quanto nas universidades privadas, frente ao projeto de mercantilização e privatização da educação brasileira em curso na ultima década. É daí que parte o debate central do ensino. Neste sentido, devemos questionar os métodos de avaliação institucional que privilegiam este modelo, como é o caso do ENADE/SINAES aplicado pelo MEC e que este ano será novamente aplicado aos cursos de arquitetura e urbanismo. No meu ponto de vista, este exame atua no sentido contrário à defesa da educação de qualidade, pois não avalia de fato os cursos; fundamenta-se no ranqueamento e na competição entre as instituições e aposta na punição quando deveria propor investimento. Acredito que este seja um debate urgente que deveríamos fazer enquanto CAU em conjunto com as entidades do campo do ensino e com a Federação de Estudantes.

 

8- Qual a sua opinião sobre a Política Habitacional e Urbana(s) desenvolvida(s) hoje no país?

Desastrosa. Os programas em curso repetem erros, investindo em áreas sem infraestrutura, afastada dos centros, de transporte escasso, produzindo uma arquitetura de baixa qualidade espacial e com o uso de materiais de pouca qualidade, privilegiando as construtoras em detrimento de uma política real de urbanização e habitação. O provimento da moradia não deve se encerrar em si, mas possibilitar uma política de direito à cidade e de justiça social, garantindo a função social da propriedade através dos instrumentos do estatuto da cidade, como, por exemplo, o IPTU progressivo, avanços conquistados já há 10 anos, mas ainda pouco ou nada utilizado.

O caminho lógico seria aproveitar a infraestrutura existente das partes centrais da cidade, as áreas consolidadas que oferecem emprego, transporte, cultura e infraestrutura básica com equipamentos públicos. Neste sentido, os movimentos sociais urbanos que promovem a ocupação de espaços ociosos da cidade exigindo a habitação como um direito fundamental devem ser trazidos para o debate “técnico”. Temos como arquitetos muito a contribuir nesta luta pela ampliação de direitos, mas também muito a aprender com a experiência dos movimentos sociais.

Um caminho para este diálogo foi a criação da Lei que assegura o acesso das famílias de baixa renda à Assistência Técnica Pública e gratuita para o projeto e a construção de Habitação de Interesse Social, mas ainda há muito a se avançar neste sentido.

 

9- Como você classifica a qualidade da produção arquitetônica e urbanística em nossas cidades e até onde vai a responsabilidade dos arquitetos nestes projetos e obras?

Neste sentido, sou ainda mais pessimista. Penso que a qualidade da massa arquitetônica construída – não estou falando dos projetos isolados de edifícios excepcionais, falo da construção comum, habitacional, comercial – peca tanto do ponto de vista estético como da qualidade de construção. A relação destes edifícios com a cidade é anônima, todos construídos sob os mesmos princípios do aproveitamento máximo dos espaços em unidades cada vez menores. Enfim, uma arquitetura controlada fundamentalmente pelo capital imobiliário para gerar lucros.

Este movimento não se dá por vontade dos arquitetos, mas sua responsabilidade é total, nem que seja por omissão. O capital impõe suas condições e alguns arquitetos se veem obrigados a aceitar, outros procuram caminhos alternativos, quando possível. O que devemos ter é uma visão crítica deste processo e uma luta subterrânea para combatê-lo. Esta luta não se trava no âmbito técnico, mas sim de uma consciência da importância da participação política dos arquitetos nas decisões. Enquanto os arquitetos e urbanistas se omitirem deste debate, fica complicado avançar em uma política mais adequada.

 

10- Quais deveriam ser as medidas concretas e objetivas de alteração da Lei Nº 8666 para que seja garantido o Concurso Público de Projetos como forma usual de licitação e contratação?

Está na hora de aprofundarmos este debate sobre os concursos públicos de arquitetura. Temos realizado concursos há muitos anos, mas nos falta uma avaliação crítica destes processos. Entendemos o concurso público como a melhor forma de escolha de um projeto em um processo licitatório que envolva um objeto arquitetônico, mas não temos de forma clara e regulamentada as condições de realização destes concursos, trabalhando com critérios e avaliações subjetivas.
No que tange a lei 8666, ela tem diversos problemas que deveriam ser revistos. Um deles é a questão da exigência apenas dos projetos básicos para as licitações, dividindo a execução do projeto em etapas e em muitos casos dando margem aos órgãos para começarem as obras sem os devidos projetos executivos. Esta situação é um desmerecimento do projeto de arquitetura enquanto produto técnico e cultural, que deveria ser contratado de forma completa.

Um agravamento maior desta questão se dá com o debate da ampliação do RDC – Regime Diferenciado de Contratação – que reduz ainda mais o papel do projeto, definindo que este e a construção seriam realizados pela construtora que venha a ser vencedora da licitação. Este regime foi criado como pretexto de reduzir entraves e acelerar as contratações das obras de infraestrutura para a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, mas abriu um pressuposto para que este regime se estendesse para todas as obras públicas do país, o que tem sido duramente combatido pelas entidades de arquitetura e pelo CAU, conseguindo no dia de hoje uma vitória com o veto no Senado Federal.

Este debate da Lei 8666 deve ter uma participação maciça dos arquitetos para que consigamos avançar nestas questões e assim promover a valorização da profissão e dos profissionais.

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88
xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88
xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88

OUTRAS NOTÍCIAS

Alerta de temporais e trabalho remoto

Primeira ação conjunta entre o CAU/RJ e IAB-RJ

Medida que tem como objetivo melhorar a eficiência do SICCAU é aprovada