Entidades profissionais divulgam nota conjunta pela preservação da Floresta de Camboatá
27 de novembro de 2020 |
|
O CAU/RJ, junto com outras entidades profissionais, divulgaram nota conjunta em defesa da preservação da Floresta de Camboatá. No documento, os signatários parabenizam a postura dos técnicos responsáveis pelo Parecer Técnico de preservação da Floresta perante a Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).
A Floresta do Camboatá, em Deodoro, local escolhido para a construção do novo autódromo, é o único fragmento bem preservado, acima de 100 hectares, de mata de terras baixas na cidade do Rio. A floresta, além de refúgio de animais ameaçados de extinção, funciona ainda como reservatório de água, impedindo o alagamento do seu entorno, além de ator fundamental na amenização do clima da região, com influência em bairros vizinhos. Cabe destacar que os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) apontam quatro alternativas locacionais para a obra.
Além do CAU/RJ, assinam a nota o Crea/RJ, o Clube de Engenharia, a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj), Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Instituto de Arquitetos do Brasil/Rio de Janeiro (IAB/RJ), Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (Abea-RJ), a Associação profissional de Geógrafos do Rio de Janeiro (Aprogeo RJ), a Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro (APG-RJ), a Sociedade de Engenharia de Segurança (Sobes Rio), a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) e Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio de Janeiro (Sarj).