Editorial
CAU/RJ realiza eventos para entender as demandas dos profissionais e da sociedade
13 de novembro de 2013 |
|
Nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro realizou com sucesso a primeira Conferência de Arquitetos e Urbanistas, o 2º Encontro CAU/RJ com a Sociedade, fóruns consultivos do CAU/RJ estabelecidos pelo seu regimento interno.
Nas diversas mesas de debates tivemos uma presença média de 150 participantes. As ricas discussões produziram um material denso – os anais dos Encontros – que ficará à disposição dos interessados no site do CAU/RJ.
O CAU/RJ, paralelamente, organizou o Fórum de presidentes do CAU, com a presença de representantes dos Conselhos de 23 estados da Federação, além do presidente do CAU/BR, arquiteto Haroldo Pinheiro. Neste encontro, diversos temas foram debatidos, entre eles, o aperfeiçoamento das ações de fiscalização do exercício profissional, as campanhas de divulgação e valorização da profissão, medidas de simplificação na obtenção de RRT, registro de projetos visando garantir o direito autoral sobre eles e, principalmente, as ações institucionais voltadas para reafirmação das atribuições privativas dos arquitetos e urbanistas brasileiros. Temos um árduo trabalho pela frente, mas percebe-se a disposição de todos para enfrentar as dificuldades e contribuir para a construção de um Conselho moderno e transparente, ágil e desburocratizado, preocupado com as demandas profissionais e profundamente comprometido com as aspirações e expectativas da sociedade brasileira.
As decisões e recomendações do 2º Encontro com a Sociedade apontam, com certeza, que o CAU /RJ se firma como órgão voltado para discussão e regulamentação da arquitetura e urbanismo, mas que também está presente junto aos movimentos sociais, assessorando-os em suas demandas e ajudando construir as ferramentas políticas necessárias aos mecanismos de controle social dos órgãos formuladores das políticas públicas. O direito a uma moradia digna, o direito ao transporte público de boa qualidade, direito à educação e saúde para todos, enfim, o direito pleno à cidade é um direito constitucional de todo o povo brasileiro. A cidade democrática que compõe o ideário dos arquitetos e urbanistas brasileiros é aquela que desaprova a segregação espacial e social de seus habitantes. O CAU como um dos herdeiros da história da nossa profissão encampa e confirma o entendimento do direito igualitário a cidade para todos os seus cidadãos.
A primeira Conferência de Arquitetos e Urbanistas, além de sublinhar e reafirmar os temas debatidos no Fórum de Presidentes do CAU, recomendou a atual direção do CAU/RJ atenção especial ao aperfeiçoamento dos instrumentos de atendimento e comunicação entre o órgão e os profissionais registrados através de um “call center” eficiente e moderno, o controle rigoroso do exercício ilegal da profissão, a interiorização do CAU/RJ em todo o estado do Rio de Janeiro e, principalmente, a realização de uma campanha regional de valorização e divulgação da profissão. Estas questões já integravam a pauta de prioridades da atual gestão e para o próximo ano de 2014, espera-se colocar em funcionamento estes serviços e ações.
A atual gestão procurou cumprir, com a realização destes Eventos, a tarefa de auscultar o pensamento e sentimento dos arquitetos e urbanistas fluminenses e também dos movimentos sociais organizados do nosso Estado. Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer na direção de uma sociedade mais participativa e também de um CAU mais atuante e representativo. Entretanto, uma longa caminhada sempre começa com um primeiro passo… Junte-se a nós. Coletivamente, por certo, encurtaremos o caminho.