Conheça os vencedores do I Concurso de Fotografia do CAU/RJ
19 de maio de 2023 |
|
Fernanda Lobianco Araujo é a grande vencedora do I Concurso de Fotografia do CAU/RJ. A arquiteta e urbanista emplacou duas fotografias entre as dez melhores avaliadas pela comissão julgadora e recebeu menção honrosa em uma terceira imagem. A lista definitiva das fotografias selecionadas na competição foi divulgada nesta sexta-feira, 19 de maio.
A fotografia das ruínas do Forte do Pico, em Niterói, emoldurando Pão de Açúcar, Pedra da Gávea e Corcovado, registrada por Fernanda, obteve nota 9,17 e foi a melhor avaliada pelo júri. A foto do Bondinho de Santa Teresa, com a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro ao fundo, de Roberia Gerlane da Silva obteve nota final de 9,07 e ficou em segundo lugar. A foto do Museu de Arte Contemporânea, de Júlia de Carvalho Veras, em terceiro. De acordo com o edital, as dez fotografias melhores avaliadas receberão prêmio de R$ 1.500. A Comissão Julgadora concedeu ainda menção honrosa a fotografias de Isabella Moreira Silva, Mariana Coviello Rei Rebelo Pereira, Géssica Paulino Machado, Daniela Peterman Brasil e Daniella Cassano.
O I Concurso de Fotografia do CAU/RJ foi lançado em dezembro de 2022. A competição foi exclusiva a arquitetos e urbanistas registrados no Conselho e cada participante poderia concorrer com até três fotos por meio do aplicativo para dispositivos móveis do CAU/RJ (clique aqui para baixar o app do CAU/RJ). As fotografias foram julgadas pelo fotógrafo Cesar Duarte; pelo arquiteto e urbanista, fotógrafo e funcionário do Iphan, Oscar Liberal e pelo jornalista e co-fundador do RIOetc, Tiago Petrik. Eles levaram em conta critérios como impacto visual; originalidade e criatividade; composição artística; domínio da técnica e estética e relevância e qualidade em relação ao valor expresso na fotografia que contribuam na valorização das referências arquitetônicas e urbanísticas do Estado do Rio de Janeiro.
Premiação
Os autores das fotos premiadas devem enviar e-mail ao CAU/RJ com os dados bancários para depósito do prêmio. Os vencedores precisam estar com registro profissional ativo e em dias com as obrigações junto ao Conselho. Deverão também comprovar que estão em dia com suas obrigações fiscais municipais, estaduais e federais, conforme determinado pelo edital.

4º lugar – Um caminho entre as obras icônicas do grande mestre Oscar Niemeyer, mostra a vista da sua vizinha, cidade maravilhosa (crédito: Gustavo de Campos Lima)

7º lugar – The Maze: arquiretura colaborativa que proporciona novas perspectivas da cidade (crédito: Fernanda Lobianco Araujo)

8º lugar – Esquina – Esquina – a foto retrata o famoso hábito que os arquitetos possuem de olhar para o alto em suas andanças pela cidade (crédito: Lucas Almeida de Araujo)

Menção honrosa – No primeiro plano, a ruína do Antigo Reservatório da Quinta da Boa Vista, desconhecida por muitos. No segundo plano, o Museu Nacional se reerguendo após trágico incêndio. No terceiro plano, o Estádio do Maracanã e o skyline da Grande Tijuca (crédito: Fernanda Lobianco Araujo)

Menção honrosa – A paisagem deixando mais bela a arquitetura de Oscar Niemeyer (crédito: Isabella Moreira Silva)

Menção honrosa – “quem é Rio inventa mar”. crianças brincando no Parque Madureira (crédito: Mariana Coviello Rei Rebelo Pereira)

Menção honrosa – A Perimetral, uma importante via na cidade do Rio de Janeiro, ao ser demolida revelou novamente aos usuários da cidade a beleza e os detalhes dos edifícios históricos que ela encobria (crédito: Géssica Paulino Machado)

Menção honrosa – montagem de andaime fachadeiro em obra de hotel na praia de Botafogo (crédito: Daniela Paterman Brasil)