Conheça os projetos selecionados no Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde
11 de agosto de 2020 |
|
Dez projetos foram selecionados no Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde. Foram oito propostas contempladas na categoria Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social e duas, em Defesa da moradia como promoção de saúde. O resultado final, após análise da documentação e de recursos, como prevê o edital, será publicado no dia 14 de agosto.
Entre as propostas selecionadas, estão soluções técnicas de fácil replicabilidade como pias coletivas, pontos de higienização comunitária, coleta de águas pluviais e campanhas de conscientização sobre a importância da higiene para a contenção do vírus. Também há projetos para apoio a mobilizações comunitárias e para continuidade de ações de luta pela moradia; projetos de melhorias habitacionais e outras propostas para garantir segurança alimentar e mitigação dos impactos da pandemia entre as populações do campo e da cidade.
“Ficamos satisfeitos com as propostas e com a repercussão do prêmio porque isso mostra a importância do protagonismo dos grupos nesse momento. São eles que têm trazido as respostas mais enfáticas para o enfrentamento da pandemia”, afirmou a coordenadora da Comissão de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) do CAU/RJ, Maíra Rocha.
Além dos projetos vencedores, os trabalhos do G.R.E.S. Grupo dos 15, Casa da Lídia e do SOS Providência, Morador Monitor receberam menção honrosa. Ao todo, foram enviadas 34 propostas para o concurso, que tem o objetivo de promover a Athis como estratégia para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Confira a lista de projetos selecionados
Confira a súmula da reunião para seleção das propostas
A iniciativa da Comissão de Athis do CAU/RJ também busca reconhecer e divulgar boas práticas utilizadas no enfrentamento do novo coronavírus, considerando abordagens que ampliem o acesso aos direitos sociais de cidadania e, ainda, a potência da efetiva participação da população no cenário de transformação e garantia desses direitos.
Os projetos contemplados, após o resultado final, receberão R$ 10 mil, que deverão ser reinvestidos em ações de combate ao novo coronavírus, visando a mitigação de seus impactos sociais e sanitários.