Home • Comissão Temporária do Setor Público

Comissão Temporária do Setor Público

COMPARTILHE

Perguntas e Respostas sobre o Prêmio Marcos Konder Netto

Publicado em 15 de agosto de 2023

Pode ser submetido mais de um trabalho? No caso de envio de mais de um trabalho, o texto síntese a ser enviado em conjunto pode ser geral ou cada trabalho deve ser acompanhado de um texto?

Deverão ser observados os itens do edital: “7.7. O(a) candidato(a) que desejar submeter dois trabalhos deverá realizar uma inscrição para cada trabalho, ou seja, deverá ser enviado um e-mail para cada trabalho a ser inscrito” e “7.5. O nome do(s) profissional(is) deverá constar obrigatoriamente nos trabalhos/dossiês apresentados”. Sendo assim, um texto síntese deve acompanhar cada trabalho a ser submetido”.

No caso de docentes, qual categoria melhor se encaixa para inscrição?

No caso de inscrição de docentes, se for uma atividade específica, indica-se a inscrição na categoria 2, sendo que para cada atividade deve ser feita uma inscrição. Caso sejam relacionadas práticas e/ ou um arcabouço de atividades diversas, indica-se a inscrição na categoria 3.

Conforme item 4 do edital, as categorias são:
“4.2. Categoria 1 – Projetos, obras e intervenções realizadas – esta categoria engloba projetos arquitetônicos e urbanísticos, obras e intervenções urbanas, executados ou não”.
“4.3. Categoria 2 – Planos e normativos – esta categoria engloba planos, programas e normativas edilícias ou urbanísticas”.
“4.4. Categoria 3 – Trajetória profissional – esta categoria engloba o reconhecimento do conjunto dos trabalhos desenvolvidos ao longo da trajetória profissional do servidor público”.

Em caso de indicação do candidato por uma instituição, a indicação deve se dar pelo representante da instituição no estado do Rio de Janeiro (considerando que o chamamento diz respeito a essa UF) ou deve se dar pelo presidente geral da instituição?

O profissional pode se autoinscrever ou, no caso, de indicação pela instituição, a mesma deve ser feita pelo responsável legal pelo CNPJ. A forma escolhida para submissão do trabalho não impacta na avaliação.

Conforme o item 6.4 do edital, deverá ser apresentado para inscrição: “I.Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado pelo(a) candidato(a) ou, quando houver indicação, pelo(a) representante legal da instituição que fará a indicação (…)”.

Qual a forma de encaminhamento dos documentos para inscrição?

Caso o candidato faça sua própria inscrição, deve enviar a submissão do trabalho do seu e-mail de preferência. Caso se trate de uma indicação, a documentação deve ser enviada pelo e-mail institucional.

Em caso de trabalho desenvolvido com a colaboração de estagiários, é necessário colocar seu nome no formulário de inscrição, como equipe?

Não é necessário indicar no formulário de inscrição, considerando que esses colaboradores eram estudantes à época. Porém, devem ser mencionados no texto/ dossiê que descreve o trabalho.

Qual tipo de comprovante de vínculo com a instituição pública no período vigente do trabalho deve ser apresentado?

Qualquer documento que comprove o vínculo com a instituição, como contracheques, publicações no Diário Oficial, portarias de nomeação, entre outros.

Que tipo de comprovante de autoria/responsabilidade sobre o trabalho deve ser apresentado?

Devem ser apresentados documentos de sistemas oficiais e/ ou comprovações oficiais de outra natureza. Cabe lembrar que, para a categoria 1, é exigida a apresentação do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), conforme item 6.5 do edital.

 

Prêmio Marcos Konder Netto valoriza atuação dos arquitetos e urbanistas servidores públicos

CAU/RJ, através da Comissão Temporária do Setor Público (CTSP), lançou nesta sexta-feira, 14 de julho, edital do Prêmio Marcos Konder Netto. A iniciativa tem como objetivo a valorização do arquiteto e urbanista servidor público, que tenha desenvolvido trabalhos no campo da Arquitetura e Urbanismo Públicos e/ou seja reconhecido profissionalmente por seus relevantes serviços prestados à região onde atua. A inscrição inicia no dia 17 de julho, e o prazo se encerra no dia 23 de outubro.

Concorrem ao prêmio arquitetos e urbanistas no estado do Rio de Janeiro, servidores públicos efetivos, ativos ou inativos, individualmente ou em equipe, que podem se inscrever diretamente ou ser indicados. A premiação conta com três categorias: projetos, obras e intervenções realizadas; planos e normativos; e trajetória profissional. Haverá um vencedor para cada categoria. O valor do prêmio é de R$ 5 mil.

De acordo com a coordenadora da CTSP do CAU/RJ, Vivianne Vasques, o prêmio objetiva promover um olhar mais atento aos trabalhos realizados por servidores públicos; potencializar o conhecimento sobre a produção no campo da arquitetura e do urbanismo no âmbito do setor público no estado do Rio de Janeiro; e fortalecer o papel exercido pelo servidor público.

Clique aqui para acessar edital e anexos do Prêmio Marcos Konder Netto

CAU/RJ promove II Seminário do Setor Público do CAU/RJ e CAU/UFs

Publicado em 03 de julho de 2023, às 17h

Comissão Temporária do Setor Público (CTSP) do CAU/RJ promove, no dia 6 de julho, o II Seminário do Setor Público do CAU/RJ e CAU/UFs. O Seminário tem por objetivo fomentar a discussão do exercício profissional no Setor Público entre os CAU/UFs e, juntos, propor estratégias de atuação enquanto conselho profissional.

O primeiro Seminário ocorrido em novembro de 2022, contou com a presença do CAU/SP, CAU/MS, entre outros. A expectativa é ter ainda mais participantes, ampliando a discussão e realizar os seminários anualmente.

O Rio de Janeiro foi pioneiro na criação de uma comissão dedicada ao Setor Público. Anteriormente, a temática era tratada na Comissão de Exercício Profissional (CEP), como acontece em outros CAU/UFs.

O CAU/RJ vem desenvolvendo ações específicas através da CTSP desde 2021. O Conselho entende que o exercício profissional do arquiteto e urbanista na máquina pública tem demandas específicas e que esses profissionais são essenciais em diversos setores, inclusive para o planejamento das cidades e desenvolvimento de políticas públicas, assuntos caros à sociedade.

 

CAU/RJ realiza 2ª Reunião do Fórum do Setor Público

Publicado em 16 de junho de 2023, às 14h

O CAU/RJ, através da Comissão Temporária do Setor Público (CTSP) realizou, no dia 11 de maio, a 2ª Reunião do Fórum do Setor Público. O evento, aberto ao público, discutiu temas como valorização do profissional de arquitetura e urbanismo, do serviço público, assim como a independência intelectual dos servidores públicos.

Na abertura do evento, a conselheira e coordenadora da CTSP, Vivianne Vasques, destacou o pioneirismo do CAU/RJ ao criar a primeira comissão dedicada às arquitetas e arquitetos e urbanistas servidores públicos. Falou também os trabalhos realizados pelo grupo até então. “A primeira ação da comissão foi a elaboração de uma pesquisa sobre o perfil do arquiteto e urbanista servidor. No site do Conselho é possível acessar os resultados do estudo, além de outros materiais, como o folder sobre o salário mínimo profissional”, afirmou. Vivianne citou ainda a Rede de Arquitetos e Urbanistas Servidores Públicos, cuja intenção é se tornar um fórum permanente de discussões e compartilhamento de informações e experiências entre os profissionais. (clique aqui para acessar a rede).

A arquiteta e urbanista Marguerita Abdala representou a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj) no evento. Ela parabenizou a realização da segunda reunião do fórum e ressaltou a importância da luta pela valorização profissional servidor público, não só da arquitetura e urbanismo, mas também da engenharia, da geologia, da geografia, entre outras formações. “A valorização do serviço público perpassa pelo conhecimento do que faz o servidor. Há um desconhecimento do que fazemos não só da sociedade, como dos próprios colegas de área. A valorização perpassa pelo conhecimento. A gente tem que mostrar à sociedade a qual servimos quem somos, o que fazemos, o que produzimos e como nossa atuação pode impactar no desenvolvimento das cidades e do próprio país”, defendeu Marguerita.

O arquiteto e urbanista Carlos Eduardo Nunes Ferreira, Cadu, levou ao debate sua experiência profissional, com histórico de 30 anos na iniciativa privada e há 3 anos no setor público. “Existem dois mitos construídos pelas forças do poder neoliberal que tem a ver com eficiência, a princípio ligada ao poder privado, e corrupção, ligada ao poder público. Minha experiência não tem nada a ver com isso. Em termos de eficiência, vejo que eles são equivalentes, pelo menos na minha área (acadêmica). E em relação a resultados, acredito que, no setor público acadêmico, os resultados em termos absolutos são incomparáveis. Contudo, em termos relativos, o setor privado contribui também, e o MEC tem até um índice que mede isso, que o Índice de Diferença de Desempenho, que compara como o aluno entra na universidade e como ele sai”, explicou. Cadu lembrou ainda que, ao pisar na UFRJ, o apresentaram ao conceito de prevaricação e como evitá-lo. “Caso testemunhasse algum malfeito, tenho que denunciar. Isso para mim foi um conceito novo que, obviamente, em 30 anos de iniciativa privada, não conhecia. Acho isso fascinante. Realmente eu estou cuidando da coisa pública. Se vir alguma coisa errada, e a gente tem vários exemplos por aí, tenho que denunciar. Isso é muito importante na coisa pública”, afirmou.

O presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti, fechou a mesa. Defendeu a importância da comissão e ressaltou a existência de um campo de disputa aberto de que o mercado resolve tudo e a ideia de que o Estado é muito presente ou ausente. “É fundamental a gente entender esse balanço entre setor público e privado. Dias atrás discutimos o Reviver Centro, e o representante da Ademi falou: ‘olha, o mercado vai procurar uma equação que feche as contas, dando os lucros que anseia de um empreendimento imobiliário’. Caberá ao Estado, e isso é importantíssimo, viabilizar habitação digna ao pobre. Não vai ser o mercado que vai resolver isso. Caberá então ao setor público fazer políticas públicas e apresentar condições para que parcela significativa da população, que não tem acesso a condições dignas de moradia, tenha onde morar. Entendemos que o servidor público é figura central, que representa um pouco essa balança entre setor privado x público, com capacidade de mensurar o que é necessário para a sociedade”, argumentou Pablo.

O fórum contou com três mesas-redondas: Arquitetos no setor público; Valorização da arquitetura e urbanismo públicos; e Desafios do setor público nas cidades do Rio de Janeiro. A primeira mesa contou com as participações do gerente de fiscalização e do assessor jurídico do CAU/RJ, Rodrigo Abadde e Vitor Cardoso, respectivamente, além do arquiteto e urbanista lotado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro Silvo Leal Junior e da arquiteta e urbanista Juliana Rufino, que atua na Prefeitura de São João da Barra. A mediação foi da conselheira e servidora aposentada da Prefeitura do Rio Angela Botelho. Rodrigo Abadde e Vitor Cardoso falaram um pouco sobre a atuação do CAU/RJ na fiscalização de editais para contratação de projetos e obras públicas, assim como de preenchimento de vagas profissionais. São atuações realizadas mediante provocação, geralmente após denúncias ou levadas ao setor de fiscalização através de conselheiros. Os casos de impugnação são encaminhados à presidência do Conselho para validação e posterior envio da documentação às autoridades competentes. Caso o edital não tenha a(s) alteração(ões) solicitadas, avalia-se o cabimento de eventuais ações judiciais. “A gente nunca conseguiu um resultado positivo através de uma impugnação, com o simples envio de ofício. Discutimos muito a necessidade de pegar algum caso e abrir uma ação na Justiça. Alguns CAU/UFs conseguiram resultados positivos dessa forma, como o CAU/RS. Tivemos, recentemente, decisão importante sobre concurso lançado pela Prefeitura de Saquarema. Foi uma liminar judicial que pediu para que a prefeitura garantisse o salário mínimo profissional. Foi uma primeira conquista efetiva”, disse Rodrigo. Silvio Leal Junior e Juliana Rufino compartilharam um pouco a experiência do que é ser servidor público. Desde o momento que toma posse do cargo e o pleno exercício da profissão. Além da vocação em servir ao público, ambos compartilharam algumas dores: como a falta de infraestrutura para o exercício profissional e os baixos salários.

A mesa-redonda Valorização da arquitetura e urbanismo públicos reuniu o ex-presidente do CAU/RJ e arquiteto e urbanista da Fundação Oswaldo Cruz Jerônimo de Moraes Neto, a engenheira e coordenadora de Infraestrutura Ambiental – SEAS Ana Paula Masiero, da gerente técnica do CAU/RJ Maria Carolina Mamede e da assessora de relações institucionais e parlamentares do CAU Brasil Luciana Rubino. Entre os temas tratados, destacou-se a importância da atuação do arquiteto e urbanista servidor público. Jerônimo, por exemplo, a citou a construção do laboratório Bio-Manguinhos da Fiocruz, responsável pela produção de mais de 400 milhões de doses da vacina contra Covid. “Isso é o Estado brasileiro entregando saúde e proteção”, disse. Carolina Mamede defendeu a importância de os arquitetos e urbanistas servidores construírem seus acervos técnicos, que passa pela emissão do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de Cargo e Função. Ana Paula citou convênios que o CREA-RJ tem com secretarias de estados, como a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, assim como o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura. Através desses acordos, incentiva-se os profissionais a emitirem a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). “Fazemos todo um trabalho de conscientização da importância da emissão das ARTs porque, às vezes, eles entendem que vão estar ganhando responsabilidade maior pela emissão do documento”, compartilhou Ana.

A última mesa-redonda discutiu os desafios do setor público nas cidades do estado do Rio de Janeiro. Um dos aspectos que dominou a discussão foi a revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro, em discussão atualmente na Câmara. Sônia Rabello provocou o Conselho a exigir a responsabilidade técnica dos projetos de lei que tratam dos temas urbanos: “O CAU/RJ deveria exigir o RRT dos planos em tramitação na Casa Legislativa. Quem são os responsáveis técnicos dessas propostas? Eu, enquanto cidadã, tenho interesse em saber”.

Confira, na íntegra, como foi a 2º Reunião do Fórum do Setor Público através da gravação abaixo.

 

 

Comissão apresenta dados obtidos na pesquisa Perfil do Arquiteto e Urbanista do Estado do Rio de Janeiro

Publicado em 11 de maio de 2022 às 17h

A Comissão Temporária do Setor Público realizou, em junho de 2021, a pesquisa Perfil do Arquiteto e Urbanista do Estado do Rio de Janeiro. O estudo foi segmentado em três módulos: primeiro com informações gerais e os outros dois dirigidos aos profissionais do interior e aos profissionais servidores públicos.

O objetivo da pesquisa foi identificar e traçar o perfil das arquitetas(os) e urbanistas que atuam no setor público nas suas diferentes esferas; identificar suas necessidades e, a partir dos resultados, desenhar ações do CAU/RJ voltadas para esses profissionais.

Confira alguns destaques:

  • A maioria absoluta dos profissionais no Setor Público que responderam à pesquisa atua na Administração Direta (secretarias municipais e estaduais), enquanto que 35% atuam na administração indireta.
  • 41% dos profissionais no Setor Público que responderam à pesquisa têm uma remuneração entre 4 a 8,5 salários mínimos, que, somada aos 31% que recebem menos de 4 salários, representam 72,9% recebendo menos do que o salário mínimo profissional.
  • 31% dos profissionais do Setor Público desenvolvem atividades múltiplas (projetos de arquitetura/urbanismo, análise e fiscalização de projetos); 22%, planejamento urbano e desenvolvimento de políticas públicas; 13%, análise, avaliação e fiscalização de projetos de projetos; 9%, desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo e 9%, ensino.

Acesse aqui todos os resultados da pesquisa.

 

Folder reúne orientações para arquitetos e urbanistas servidores públicos

Publicado em 11 de maio de 2022 às 16h25

A Comissão Temporária do Setor Público do CAU/RJ se engaja na luta pela garantia do salário mínimo profissional da categoria prevista em Lei Federal e em resolução do CAU Brasil, posicionando-se firmemente pelo resgate da dignidade profissional, com a valorização e a justa remuneração de nossa classe, cujo trabalho é essencial para o desenvolvimento econômico, social e urbano de nossas cidades.

Com este objetivo em mente, a Comissão produziu o folder “Salário Mínimo Profissional no serviço público federal, estadual e municipal”, que reúne orientações para arquitetos e urbanistas servidores públicos. O material traz explicações sobre o valor do salário mínimo profissional, as legislações pertinentes, os obstáculos para a implantação do salário mínimo profissional no setor público e as perspectivas de mudança e os canais de denúncia.

Para acessar o material na íntegra, clique aqui.

 

O exercício profissional do arquiteto e urbanista servidor público

Publicado em 25 de novembro de 2021 às 17h08

Estamos vivenciando no país uma grande campanha, sem precedentes, de desmonte do serviço público a nível federal, estadual e municipal, e de difamação e desvalorização do servidor público, que visa ao sucateamento e ao esvaziamento dos serviços públicos, com vistas a uma política de implantação do Estado Mínimo, à privatização de bens e serviços públicos e à precarização das condições de trabalho. Uma campanha com o discurso que o servidor público trabalha pouco e ganha muito. Não é verdade, sabemos que a grande maioria dos servidores tem salários baixos e péssimas condições para o pleno desempenho de suas funções.O CAU/RJ criou, nesta gestão, a Comissão Temporária do Setor Público, composta por conselheiros e convidados servidores públicos, visando estabelecer um relacionamento institucional para ouvir, conhecer, apoiar suas pautas e lutar pela valorização dos colegas arquitetos e urbanistas servidores das administrações públicas municipais, estaduais e federais no Estado do Rio de Janeiro.

 Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)*, a disparidade salarial no serviço público é flagrante: a média salarial no poder Executivo, seja Federal, Estadual ou Municipal é muito inferior aos demais poderes (Judiciário e Legislativo). E os governos locais, os municípios, pagam menos em relação às outras esferas do poder público.

A intenção da Comissão Temporária do Setor Público é fazer deste espaço uma oportunidade de conhecer nosso universo em todo o Estado, quantos somos e onde atuamos, e de mostrar à sociedade a importância de nosso trabalho, o que fazemos em cada setor da administração pública, de trocar experiências e ideias.

Arquitetos e urbanistas da administração pública exercem funções de planejamento, gestão urbana, elaboração de normas, planos e projetos urbanos, execução e conservação das obras de infraestrutura da cidade e dos serviços públicos, licenciamento e fiscalização de obras particulares e públicas, gerenciamento de projetos, preservação do patrimônio ambiental, cultural e arquitetônico, e outros. São profissionais que estão e estiveram à frente dos projetos e das grandes obras realizadas nas nossas cidades.

 Profissionais que exercem suas funções com competência, responsabilidade técnica e dedicação, apesar da baixa remuneração, da falta de planos de carreira e de concursos públicos. A oferta da arquitetura e de serviços públicos de qualidade requer funcionários produtivos, qualificados, com condições de trabalho dignas, justamente remunerados  e com reconhecimento por parte dos gestores.

A vida profissional como servidores públicos nos ensina o exercício da doação, do estudo e da renovação constante de nossas ideias, da importância do trabalho em equipe, do entendimento, da compreensão e também da paciência. Quantas vezes nos revoltamos por não sermos ouvidos, por não termos voz nas decisões políticas, por vermos tantas ideias e trabalhos, exaustiva e profundamente pensados, discutidos e elaborados, simplesmente “engavetados” pelas administrações que se sucedem. Administradores que vão embora e ficamos nós, os servidores. Planos, projetos e sonhos que não se realizam. População que não é beneficiada. E o desserviço cai na conta do servidor público. 

As administrações precisam ouvir mais os técnicos para melhor pautar suas decisões políticas no planejamento e na solução dos graves problemas de nossas cidades.  Nós, técnicos da administração pública, detemos a prática e o conhecimento acumulado ao longo de nossa vida funcionalNossa participação é imprescindível nos cargos de chefia, assessoria, direção e como titulares de Secretarias, Empresas e Autarquias, especialmente, nas áreas específicas da Arquitetura Pública.

Nós, como profissionais da arquitetura, e, principalmente, como servidores públicos, não podemos esquecer da enorme responsabilidade que temos na formação das futuras gerações desse país. Precisamos ter renovados os quadros de arquitetos e urbanistas do serviço público. É nosso dever passar o bastão para as novas gerações.  Através de nossas ferramentas de trabalho, de nossas ideias, disseminando tanto o nosso conhecimento e experiência profissional como os fundamentos da ética e da moralidade. Precisamos de concursos públicos nos órgãos das três esferas de governo, precisamos de quadros de arquitetos e urbanistas em cada prefeitura do estado e  bem remunerados. Precisamos dar aos habitantes de nossas maltratadas e desiguais cidades o direito de acesso à arquitetura pública de qualidade, à assistência técnica pública e gratuita, à mobilidade urbana e acessibilidade adequadas.

Acreditamos que podemos traçar cidades, um estado e um país melhores, em que os pilares fundamentais para o desenvolvimento e para o bem-estar da população estejam profundamente fincados na educação e na saúde públicas, no acesso universal ao saneamento e à moradia digna.

É preciso mais que nunca fazer mudar. É preciso lutar por um Estado prestador de políticas e serviços públicos de qualidade.

 

Comissão Temporária do Setor Público

Conselheira Vivianne Vasques – Coordenadora

Conselheira Angela Botelho  – Coordenadora Adjunta

Conselheira Lilia Varela

Conselheiro Luis Fernando Valverde

Conselheiro Vicente Rodrigues

Vice-presidente da Seaerj Marguerita Abdalla (Convidada)

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm n
ay vip
ket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育
博体育
亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88
xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888
xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88
xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm
nay
XSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88