Cidades para as mulheres são cidades para todos
8 de março de 2018 |
|
Olhe pela janela e reflita: sua cidade tem gênero? Se você não sabe a resposta, é bom pensar sobre ela. Quase a totalidade das cidades brasileiras são reflexo do pensamento, das tendências e de uma política excludente e machista. Os espaços públicos, e até os privados, reproduzem a marca da supremacia masculina, e está na hora de mudar isso. Das linhas dos projetos até questões como segurança pública, é preciso uma visão mais feminista do mundo que nos cerca. Porque uma coisa é certa: “cidades boas para mulheres são excelentes para todos, seguras para todos”. A reflexão é da secretária geral da FNA e arquiteta e urbanista feminista, Fernanda Lanzarin. Assim como ela, há uma legião de mulheres engajadas em melhorar essa situação.
É o que acredita a arquiteta e urbanista e ativista do movimento feminista Tainá Reis de Paula. Formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tainá afirma que ser mulher na sociedade atual é um ato político. “As cidades são regidas e governadas por homens, e isso reflete diretamente na vida das mulheres”, diz, e questiona como seriam as cidades se, desde o princípio, fossem lideradas por ícones femininos. “Medidas como o vagão de trem feminino, o que chamamos de apartheid de gênero, não foram projetadas por mulheres”, critica.
Integrante da Partida Feminista, coletivo feminista nacional, Tainá coordena o Projeto Brasil Cidades no estado do Rio de Janeiro, iniciativa liderada pela arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, e presta assistência técnica para o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), também no RJ. Negra e periférica, mãe de Aurora, de três anos, desde sempre problematizou a gestão e criação das cidades, o que a inspirou a seguir carreira na profissão. “Eu morei em um loteamento informal e sempre me incomodou o fato de morar no Rio de Janeiro, mas não pertencer ao Rio de Janeiro”.
Leia a matéria da FNA na íntegra: https://goo.gl/wcgRdY