CAU/RJ se reúne com prefeitos de Miguel Pereira e Paty do Alferes
18 de junho de 2013 |
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) promoveu, na última quarta-feira (12/06), um encontro regional com os prefeitos de Miguel Pereira, Cláudio Valente, e de Paty do Alferes, Rachid Elmôr. A iniciativa faz parte de uma série de encontros e palestras promovidos pelo CAU/RJ em diferentes regiões do Estado com o objetivo de esclarecer as atribuições e aproximar o conselho dos gestores municipais.
Participaram do encontro o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, e o Conselheiro Clóvis Magalhães Júnior. Entre os temas abordados pelo CAU/RJ está a possibilidade de os prefeitos promoverem concursos, com o apoio institucional do conselho e demais entidades, para a escolha de projetos de construção de equipamentos públicos.
“Fazer obras públicas através de concursos, além de mobilizar os profissionais da região, dá mais transparência ao processo e visibilidade para as prefeituras”, esclareceu Sydnei. A sugestão foi bem recebida pelos dois prefeitos. “Quem ganha é a cidade”, avaliou Valente, que citou a dificuldade enfrentada pelos prefeitos com a falta de projetos. “Muitas vezes temos recursos, mas não temos projetos”.
Em Paty do Alferes, o prefeito Elmôr falou sobre a intenção de construir um novo Centro Administrativo para abrigar a Prefeitura e a Câmara. “Prefeituras pequenas têm dificuldade com os projetos, por não poderem remunerar melhor e por nem sempre ter uma equipe técnica qualificada para isso”, afirmou o prefeito de Paty.

Conselheiro Clóvis Magalhães, prefeito de Paty do Alferes, Rachid Elmôr, e o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes
Além disso, o presidente do CAU/RJ também pediu aos dois gestores a inclusão nos editais de obras públicas de arquitetos com registro no CAU e não mais no CREA.
O próximo encontro regional promovido pelo CAU/RJ será em Volta Redonda, no dia 25/06. Na ocasião, além de reuniões com prefeitos e secretários de Obras e Urbanismo da região, será realizada uma palestra aberta a todos os arquitetos e urbanistas, e estudantes dos municípios do Sul Fluminense.
O evento é aberto ao público e será realizado em parceria com o Centro Universitário Geraldo di Biase (UGB) .