CAU/RJ recebe a visita de representante do Colégio Oficial de Arquitetos de Madri
Para Adolfo Ibañez, relação entre dois países deve ser ampliada
26 de janeiro de 2016 |
|

Reunião da diretoria do CAU/RJ com a presença do correspondente do Coam e o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz
A presidência e a diretoria do CAU/RJ se reuniram com o correspondente do Colégio Oficial de Arquitetos de Madri (Coam) no Brasil, Adolfo Ibañez, nesta terça-feira (26/01). O objetivo da visita foi apresentar o Colégio e ampliar a cooperação com o Conselho.
Ibañez explicou que o Coam possui um grupo de trabalho que visa a internacionalização da profissão. A equipe fornece aos arquitetos espanhóis que desejam trabalhar em outros países as informações necessárias para o exercício regular da profissão, como características da formação acadêmica e da legislação em vigor.
O presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, ressaltou a relevância dessa troca de informações com o espanhol. “É importante entendermos o funcionamento das instituições internacionais”, disse. “Há sempre uma contribuição que podemos fazer e/ou receber”.
Segundo o correspondente do Coam, que está há 5 anos no Brasil, uma das principais diferenças entre os dois países é a inexistência do profissional de engenharia civil na Espanha. “As atribuições dos arquitetos espanhóis acabam sendo maiores por esse motivo”, explica.
“É importante que o Conselho conheça o funcionamento do grupo de trabalho e da Coam, para que haja uma maior reciprocidade [em relação ao mercado profissional]”, explica. Para ele, eventos como a X Bienal Ibero-Americana colaboram para ampliar o intercâmbio entre os países. “É preciso minimizar esse conceito de duas Américas [Latinas]. A troca de experiências entre os países deve ser maior”, acrescenta.
Desde 2014, o CAU/BR possui um acordo de cooperação com o Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos da Espanha (CSCAE, na sigla em espanhol), que reúne os Colégios de Arquitetos, com o objetivo de promover a cooperação mútua e aprimorar a prática da arquitetura no Brasil e na Espanha.