CAU/RJ promove II Encontro com as Escolas de Arquitetura e Urbanismo
14 de junho de 2013 |
|
Com o objetivo de estreitar o relacionamento com escolas de arquitetura e urbanismo, o Conselho realizou o II Encontro CAU com as Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 10/6. A reunião foi dirigida pelo Conselheiro Carlos Eduardo Costa, coordenador da Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/RJ). Além de conselheiros membros da CEF-CAU/RJ, participaram do encontro representantes da UFF, UFRJ, UFRRE, PUC, UGB, UNISUAM, ITCSA/CENSA, IF Fluminense e FISS, e o Conselheiro Federal, José Geraldine Jr., representante das Instituições de Ensino Superior (IES) no CAU/BR e membro da CEF-CAU/BR.
O Encontro foi idealizado para esclarecer aos dirigentes das instituições de ensino superior o trabalho que é desenvolvido pelo Conselho em relação ao processo de ensino e formação profissional e também para discutir o panorama atual da educação de Arquitetura e Urbanismo no país.
“Essa aproximação é fundamental para que o CAU crie um canal permanente de diálogo com as escolas de arquitetura e as oriente sobre o processo de cadastramento dos cursos no Sistema SICCAU”, esclareceu o Conselheiro Carlos Eduardo Costa.
O presidente do CAU/RJ reafirma a importância dessa iniciativa para consolidar o canal de diálogo entre Conselho, as Escolas e os estudantes. “É importante garantir o canal direto, construindo uma relação de parceria para discussão do aprimoramento dos currículos voltados à realidade do mercado. Além de estabelecer uma aproximação com os estudantes, que é fundamental para o futuro de nossas Instituições”, afirmou Sydnei Menezes.
O próximo Encontro CAU com as Escolas não tem data definida, mas deve acontecer ainda este ano. Entretanto, ficou decidido que haverá uma nova reunião com os coordenadores do Rio de Janeiro, no mês de agosto, para discutir a revisão das Diretrizes Curriculares Nacional. Esse evento também será realizado em São Paulo e Espírito Santo, promovido pelos Conselhos estaduais em parceria com a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA).
Para o coordenador da CEF-CAU/RJ, a principal diferença entre o I e o II Encontro foi a evolução no relacionamento entre o Conselho e as IES. “A grande diferença refere-se a maior confiança que as escolas vêm adquirindo no trabalho desenvolvido pelo CAU de forma sempre parceira nas ações relativas ao ensino e formação”, avaliou Carlos Eduardo.