CAU/RJ defende revisão do projeto viário da Prefeitura do Rio para o Centro
11 de junho de 2013 |
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) defendeu que a Prefeitura do Rio reveja o plano viário para o Centro da cidade durante debate realizado nesta segunda-feira (10/06) na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil-RJ (IAB-RJ), no Flamengo.
O presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade,o arquiteto e urbanista Washington Fajardo, apresentou detalhes dos projetos da prefeitura para a região, como o BRT Transbrasil, as linhas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e as novas áreas para pedestres.
Entre as intervenções viárias previstas pela Prefeitura do Rio, está a implantação de um corredor de alta velocidade em toda a extensão da Rua Primeiro de Março para a passagem do BRT, enquanto a Avenida Rio Branco receberá uma das linhas do VLT e será parcialmente fechada ao trânsito para a criação de uma área para pedestres.
O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, participou da mesa de debates ao lado de Fajardo e do presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães. Para o CAU/RJ, o projeto pode e deve ser aprimorado com a contribuição dos arquitetos e urbanistas. Uma das sugestões cogitadas seria a inversão na escolha das vias que receberão o BRT e o VLT.
“Pelas condições urbanísticas e arquitetônicas de ambas as avenidas, é muito mais propício e adequado, na escala urbana da cidade, colocar o VLT na Rua Primeiro de Março e o BRT na Avenida Rio Branco”, explicou Sydnei Menezes.
O debate foi uma oportunidade para profissionais ouvirem explicações e terem acesso a detalhes do projeto, tendo assim os subsídios necessários para avaliar e sugerir adequações. Para o CAU/RJ, as intervenções planejadas pela prefeitura devem trazer o equilíbrio para a cidade de forma permanente e não apenas para atender aos grandes eventos que o Rio receberá.
Segundo Sydnei Menezes, a sociedade tem a vantagem de ter um arquiteto – Washington Fajardo – nesse diálogo e à frente do projeto, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, órgão recém criado pela prefeitura. Fajardo acenou com a possibilidade de estudar os questionamentos e sugestões dos arquitetos presentes.
“Nós vamos aprofundar esse debate sob o ponto de vista técnico, tentando demonstrar as vantagens e desvantagens deste e daquele projeto, e vamos enviar um estudo para apreciação do nosso colega Fajardo”, conclui o presidente do CAU/RJ.
Com a repercussão do debate, uma comissão de arquitetos foi recebida pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, nesta terça-feira (11). Também neste dia, Washington Fajardo esteve presente na 6ª reunião plenária do CAU/RJ, onde apresentou detalhes do projeto da prefeitura e esclareceu dúvidas dos conselheiros presentes.