Institucional

CAU/RJ participa de Reunião de Coordenadores e do Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR e CAU/UFs

Entre os dias 12 e 14 de junho, aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, a 9ª Reunião dos Coordenadores da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UFs), além da 26ª edição do Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina (CED) do CAU/BR. A coordenadora-adjunta da CED-CAU/RJ, Dai Candido, esteve presente nos encontros, que proporcionaram um intercâmbio de experiências e conhecimentos. A CED-CAU/RJ tem como coordenador o conselheiro Fábio Bruno.

Durante a 9ª Reunião dos Coordenadores da Comissão de Ética e Disciplina, em 12 de junho, os conselheiros e coordenadores debateram avanços e diagnosticaram desafios futuros das CED-CAU/UFs, com a apresentação de relatórios e planos de trabalho.

O calendário de eventos da Comissão também foi divulgado, com previsão de dois encontros em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, respectivamente, ainda neste ano de 2024.

Eventos agendados:

  • 10ª Reunião de Coordenadores – Plano de trabalho das Comissões de Ética e propostas para 2025 – 18 de setembro (MG);
  • 27º Seminário Regional – Direito Autoral na Arquitetura e Urbanismo – 19 e 20 de setembro (MG);
  • 13º Treinamento Técnico – Esclarecimento de dúvidas das Comissões de Ética – 21 de setembro (RJ);
  • 5º Seminário Nacional – Apresentação dos resultados da Gestão 2024 e Planejamento para 2025 e 2026 – 22 de novembro (RJ).

 

Além da Reunião dos Coordenadores da Comissão de Ética e Disciplina, o primeiro dia da 26ª edição do Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina (CED) do CAU/BR teve como tópico principal a elaboração de contratos. O tema, escolhido a partir de demandas das CED-CAU/UFs, buscou esclarecer dúvidas frequentes dos profissionais e promover maior segurança jurídica nas relações entre contratantes e contratados.

Houve ainda uma mesa redonda mediada pelo coordenador de Atendimento aos Órgãos Colegiados do CAU/BR, Eduardo de Oliveira Paes, com a participação do assessor jurídico do CAU/PB, Igor Accioly, do arquiteto e urbanista, Cristiano Rolim e da arquiteta, urbanista e advogada, Mariana Muniz.

Reconhecendo a importância da correta elaboração de contratos, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) já oferece consultoria jurídica gratuita para profissionais de arquitetura e urbanismo toda terça-feira, das 14 às 17h.

No segundo e último dia do seminário, o Código de Ética e Disciplina foi destaque de dinâmicas e de uma palestra, promovidas com o objetivo de reforçar as responsabilidades dos profissionais de arquitetura e urbanismo e enriquecer o debate sobre ética na categoria.

MAIS SOBRE: CAU/BR CAU/RJ CED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Para que serve o RRT?

“Princípios da Fiscalização” é o tema abordado na Quinta Edição do Ciclo de Palestras

CAU/RJ tem vitória na justiça em relação à exigência do Edital do BNDES