Institucional

CAU/RJ participa de posse solene do Núcleo Leste Metropolitano do IAB-RJ

 

O CAU/RJ participou, na segunda-feira, 27, da posse solene do Núcleo Leste Metropolitano do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). A cerimônia, realizada no chalé da Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU) da UFF, contou com a posse da diretoria do núcleo, além de roda de conversa com o tema “IAB Leste e as mudanças urbanas” e palestra sobre os 35 anos da EAU/UFF.

“O IAB do Leste Metropolitano começou sendo um núcleo do IAB/RJ e desde então vem se destacando na sua luta pelo planejamento urbano, reforma urbana, plano diretor, pelo direito à moradia, pela legislação edilícia, pela preservação da cidade e do patrimônio arquitetônico e histórico de Niterói. É uma entidade que a gente reconhece a importância no contexto geopolítico de Niterói. Os arquitetos e arquitetas e urbanistas que fazem parte do IAB Leste Metropolitano têm um papel importante a ser desempenhado”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, presente no evento.

Ele informou ainda que o CAU/RJ propôs uma parceria institucional com o Núcleo, com ações, palestras e principalmente articulação pelo planejamento urbano, melhoria da atividade profissional, combate ao exercício ilegal da profissão e de obras irregulares. “É uma parceria que trará grandes benefícios não só para os profissionais, como também, e fundamentalmente, para a sociedade”, avaliou.

Para o co-presidente do Núcleo Leste Metropolitano Augusto Cesar Alves, a gestão eleita para o biênio 2024-2025 tem a missão de rearticular o Núcleo, que se encontra atualmente sem sede física. “É importante essa aproximação com a universidade e os estudantes, que podem renovar os quadros do Núcleo Leste Metropolitano, com novas ideias”, avaliou. Além da co-presidente Maria Lúcia Borges, a diretoria do Núcleo é composta por Antonio Pimentel e Patricia Cordeiro.

“A nova gestão do IAB Leste Metropolitano conta com arquitetas e arquitetos reconhecidos por sua longa trajetória, comprometida com uma pauta urbana orientada pela defesa do direito à cidade, à moradia e ao respeito ao meio ambiente nos municípios da região, além de contar também com a defesa do nosso patrimônio histórico. Sem dúvida, estará atenta à divulgação das boas práticas no campo da Arquitetura e do Urbanismo em todos os seus aspectos, sendo certo que será parte do esforço coletivo de tornar nossas cidades mais participativas, inclusivas e socialmente referenciadas”, opinou o Conselheiro do CAU/RJ Daniel Mendes, ex-presidente do Núcleo.

Também estiveram presentes no evento, o representante do Ministério Público de Niterói, Leonardo Cunha; o ex-presidente do CAU/RJ Jerônimo de Moraes, representando a presidente do IAB-RJ, Marcela Abla; o diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU) da UFF, Werther Holzer, além de representantes da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (Fenea) e do diretório de arquitetura e urbanismo da UFF e ex-presidentes do Núcleo, que foram homenageados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Fórum de presidentes dos CAU/UF manifesta solidariedade ao Rio Grande do Sul e avalia propostas de ação

Quer regularizar seus débitos com o Conselho? Novo departamento do CAU/RJ pode te ajudar!

Conheça as novas Comissões Temporárias do CAU/RJ e os Comitês apresentados na última plenária