CAU/RJ lamenta morte da professora e arquiteta e urbanista Vera Hazan
1 de agosto de 2021 |
|
Com pesar, informamos a morte da arquiteta e urbanista Vera Hazan. Professora e ex-conselheira do CAU/RJ, Vera é mais uma vítima da Covid-19, que nos deixou na noite de sábado, 31 de julho. Segundo Consórcio de veículos de imprensa, são 556.437 mortos pela pandemia até o momento, sendo 59.269 apenas no estado do Rio de Janeiro.
Admirada pelos colegas e queridas pelos alunos, Vera foi uma profissional inquieta, que estimulava seus alunos. Não à toa, era bastante disputada como professora orientadora nos trabalhos de conclusão de curso de seus discentes, que colecionavam prêmios do Arquiteto do Amanhã, promovido pelo IAB-RJ, e do Grandjean de Montigny e do Prêmio Emaus, ambos do CAU/RJ.
Em nota divulgada pelo IAB-RJ, o Instituto destacou uma das paixões recentes de Vera: a arquitetura humanitária. “Seu recente esforço de pesquisa, publicações e lives sobre esse tema ganharam menção honrosa na última premiação anual do IAB-RJ. Às vésperas de sua internação, publico um artigo sobre o tema na última edição da Revista V!rus”, destacou nota do IAB-RJ. O artigo da Vera está disponível no link a seguir: Arquitetura humanitária e acolhimento na América Latina.
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio também manifestou pesar em comunicado publicado neste domingo. “Professora e orientadora devotada e multi-premiada, Vera era também Supervisora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo de nosso DAU, estando à frente de projetos de grande destaque, entre eles a Estação Avançada de Pesquisa de Fernando de Noronha da Marinha do Brasil, e o novo auditório da PUC-Rio”, diz trecho da nota.
O CAU/RJ se solidariza com os familiares e amigos.