CAU/RJ lamenta morte da arquiteta e urbanista Eloisa Camacho
20 de agosto de 2020 |
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro lamenta a morte, nesta quinta-feira, 20 de agosto, da arquiteta e urbanista e professora, Eloisa Maciel Camacho. O velório será realizado nessa sexta, 21 de agosto, às 14h, com a cremação às 16hs, no Cemitério São Francisco Xavier – Caju – Capela H.
Formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1973, Eloisa foi professora da Universidade Gama Filho (UGF) de 1976 a 2013, da Unisuam, de 2015 a 2017, e sócia do escritório Camacho e Bittencourt Arquitetos Associados.
“É uma grande perda para o ensino de arquitetura e urbanismo do Rio de Janeiro. Eu e uma centena de profissionais foram seus alunos por mais de 37 anos no curso de Arquitetura da Gama Filho e em 2 anos na pós de design de interiores da Unisuam. Quem pôde ter a sorte de conviver com ela pôde receber sua experiência acadêmica e profissional, sendo até hoje uma referência. Ela foi uma professora dedicada, rígida no limite de tirar o melhor do aluno, e acima de tudo muito querida”, afirmou o Conselheiro Gustavo Jucá.
“É com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento da arquiteta e urbanista Eloisa Camacho, minha amiga e colega na Universidade Gama Filho onde juntos lecionamos por mais de vinte anos. Ela deixa um belo exemplo de competência e seriedade profissional”, afirmou o arquiteto e urbanista Luiz Fernando Janot.
A professora Eloisa Silva, com quem Camacho formava a “dupla de Eloísas”, referências na UGF, também prestou homenagem à amiga. “Quanto privilégio ter convivido com ela durante mais de trinta anos dentro das salas de aula na UGF, em muitas viagens registrando a arquitetura de tantos lugares. Minha amiga de fé, densa em conteúdo. Quanto entusiasmo pela profissão! Quanto conhecimento acumulado e quanto carinho pelos alunos. Aprendi muito com ela. E aos céus, agradeço por tanto!”, afirmou.
“Competente, Ética, Digna. Uma honra tê-la como amiga, colega e companheira de caminhada. Um orgulho para a profissão de arquiteta. Uma Professora, de fato”, disse o arquiteto e urbanista Wiliam Bittar.
“Conheci Eloisa na UGF e desde então respeitava muito seu trabalho. Em 2015 a convidei para ministrar aulas na Pós Graduação em Design de Interiores da Unisuam e nos aproximamos ainda mais. Profunda conhecedora do dia-a-dia da obra de interiores, empolgava os alunos e os envolvia com seus ensinamentos. Lamento profundamente sua partida!”, afirmou Denise Nunes, ex-coordenadora da pós-graduação da Unisuam.
Eloisa Camacho deixa uma irmã, um irmão e dois sobrinhos.