CAU/RJ é o conselho profissional melhor avaliado do país
30 de novembro de 2017 |
|

Vice-presidente do CAU/RJ, maria Isabel Tostes, e Esaú Siqueira
A vice-presidente do CAU/RJ, Maria Isabel Tostes, recebeu na quarta-feira, 29 de novembro, certificado de gestão conferido pelo Núcleo de Excelência em Gestão (NEG) do Rio de Janeiro. Com pontuação geral de 165,36, em um total de 250, o Conselho foi o mais bem avaliado entre os CAU/UFs e os demais conselhos profissionais do país.
“O CAU/RJ é referência no Estado. Foi o conselho profissional que teve maior pontuação no país. A autoavaliação da autarquia demonstra que a organização tem uma gestão baseada em planejamento estratégico coerente, apresenta boa avaliação de desempenho institucional e conta com equipe técnica preparada”, afirmou o coordenador do NEG de Brasília, Esaú Siqueira.
Os gerentes e assessores-chefes do CAU/RJ participaram, entre os meses de agosto e setembro, da fase de autoavaliação da gestão do Conselho. Foram mais de dez encontros, além de três dias inteiros de trabalho junto com representantes do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Núcleo de Excelência em Gestão do Rio de Janeiro. A etapa integrava o então Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública), que visava a estimular e a certificar procedimentos destinados a agilizar o trabalho dos órgãos públicos, além de aumentar a transparência das informações ao cidadão. O CAU/RJ aderiu ao Gespública em fevereiro de 2017.
No entanto, em julho, o Governo Federal publicou o decreto 9.094/17, revogando o Decreto Federal nº 5.378/05, que instituía o Gespública. “Embora o programa não exista mais oficialmente, o Conselho avaliou que era positivo entender a metodologia utilizada e dar continuidade ao diagnóstico da gestão, bem como implementar as melhorias que surgiram da avaliação”, esclareceu a gerente geral do CAU/RJ, Cynthia Attié.