CAU/RJ comemora Dia do Arquiteto e Urbanista no Museu Nacional de Belas Artes
Entrega de prêmios e abertura da exposição Sérgio Bernardes 100 Anos são destaques da programação do evento
6 de dezembro de 2019 |
|
A festa do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, no Rio de Janeiro, ocorrerá na terça-feira, 17 de dezembro, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), a partir das 16h. Na ocasião, serão entregues os prêmios CAU + Mulheres e CAU/RJ + EMAU’s, além do Grande Prêmio Grandjean de Montigny, que visa a promoção e a valorização dos trabalhos finais de graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Serão ainda entregues os certificados dos autores dos projetos contemplados nos editais de Patrocínio Cultural, de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis).
O evento é gratuito e aberto ao público, mas é necessário fazer um registro prévio através do formulário eletrônico: bit.ly/festadoarquiteto.
Outra atração é a abertura da exposição Sérgio Bernardes 100 anos. Realização conjunta do CAU/RJ e dos representantes do acervo Bernardes, a mostra resgata a importância do arquiteto e urbanista para a história da arquitetura nacional, cuja memória e produção foi invisibilizada durante anos.
Para o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, o evento será um momento especial para celebrar a cultura arquitetônica carioca. “Resgatar a memória e os projetos de Sérgio Bernardes é resgatar a nossa história. A contribuição de Bernardes para o desenvolvimento da nossa profissão e da cidade é inegável”, afirmou. Outro destaque é a premiação CAU + Mulheres. “A iniciativa ressalta o protagonismo da mulher na arquitetura e urbanismo. Apesar delas serem maioria na profissão, os espaços de fala e de representação são ocupados por homens. Precisamos reverter tal situação. Nossas colegas têm uma produção vasta e de qualidade”, defendeu Jeferson.
Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista
O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, foi incluído oficialmente no calendário brasileiro no dia 16 de janeiro, com a sanção da Lei Federal 13.627/2018. A data significou uma etapa importante do processo de valorização profissional, que teve como um dos marcos a criação do conselho profissional em 2011.
O dia 15 de dezembro foi escolhido para comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista em homenagem ao mestre Oscar Niemeyer. Grande defensor dos Direitos Humanos, Niemeyer lutou também durante décadas por um conselho profissional dos arquitetos e urbanistas. Desejo concretizado somente no dia 31 de outubro de 2010.