Institucional

CAU/RJ assina protocolo de intenções com entidades do interior do Rio

Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, arquiteta e urbanista Sofia Eder, arquiteto e urbanista Lunei Martins e o presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Nova Iguaçu, Davidson Ferreira.

No dia 14 de maio, durante a 5ª Reunião da Plenária Ordinária de 2024, o CAU/RJ assinou três protocolos de intenções com entidades do interior do Estado do Rio de Janeiro: a Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Nova Iguaçu, a Associação de Engenheiros, Arquitetos de Nova Friburgo (AEANF) e a Associação de Engenheiros da Região dos Lagos (ASAERLA). Os documentos preveem apoio institucional mútuo através do intercâmbio de informações e a organização de seminários, congressos, oficinas, capacitações e outras atividades afins.

Para o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, tais instituições são fundamentais para aprimorar a qualidade de vida da população e valorizar a categoria profissional: “Nós pretendemos enquanto Conselho que atua na fiscalização e no combate ao exercício ilegal da profissão, apoiar essas entidades ao realizar eventos, debates, encontros e principalmente na fiscalização do exercício profissional.”

Sobre a aproximação institucional do CAU/RJ, o presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Nova Iguaçu, Davidson Ferreira, disse que a associação está disposta a colaborar ativamente: “Nós reconhecemos a importância desse compromisso para os profissionais da Baixada Fluminense, é fundamental que o Conselho esteja presente lá. Estamos aqui para somar forças”.

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo foi a segunda entidade a firmar o compromisso. O presidente, Daniel Rubens Cardoso, ressaltou a relevância do protocolo e da aproximação do Conselho com o interior do Estado ao citar iniciativas como o CAU Perto de você.

Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, Daniel Rubens Cardoso, e o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes.

O presidente da Associação de Engenheiros da Região dos Lagos, Fernando Frauches, destacou após a assinatura que o documento será benéfico para os profissionais de arquitetura recém-formados das duas faculdades de arquitetura e urbanismo da região, como também para os profissionais previamente associados ao CAU.

O presidente da Associação de Engenheiros da Região dos Lagos, Fernando Frauches, arquiteta e urbanista Anne Apicelo, presidente do CAU/RJ Sydnei Menezes e os vice-presidentes do CAU/RJ Aníbal Sabrosa e Isabel Rocha

Até o presente momento, em 2024, o CAU/RJ assinou o total de dezenove Protocolos de Intenções com diferentes entidades, sendo elas: O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA), a Associação de Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras (AERO), o Conselho Regional de Administração (CRA), o Departamento do Rio de Janeiro de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), a Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (AbEA/RJ), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro (AsBEA/RJ), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro (IBAPE/RJ), a Prefeitura Municipal de Caxias, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SINDUSCON/RIO), o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CTR/RJ), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), a Associação de Engenharia de Impermeabilização (AEI), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (AEANF), a Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Nova Iguaçu (SEANI) e a Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos (ASAERLA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ participa de Reunião de Coordenadores e do Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR e CAU/UFs

CAU/RJ sugere aprimoramento das Certidões de Acervo Técnico em deliberação para o CAU/BR

Conselheiros do CAU/RJ aprovam sugestão para CAU/BR incluir atividades de impermeabilização no RRT