CAU/RJ assina convênio para apoiar Fórum Mundial Niemeyer
24 de agosto de 2018 |
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) vai apoiar institucionalmente a realização da primeira edição do Fórum Mundial Niemeyer. Promovido pelo Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais (INPUC), evento tem como objetivo discutir os caminhos do urbanismo para a construção de cidades mais tolerantes e sustentáveis. O convênio entre CAU/RJ e INPUC, sem repasse financeiro, foi assinado na quinta-feira, 23 de agosto.
O Fórum reunirá, de 16 a 20 de outubro, no Rio de Janeiro nomes como Shigeru Ban (vencedor do prêmio Pritzker de 2017, o “Nobel” da Arquitetura), Paulo Mendes da Rocha (Pritzker 2006 e Leão de Ouro em Veneza de 2015), o chinês Aric Chen, o espanhol e presidente da fundação Design For All, Francesc Aragall, entre outros. A iniciativa integra ainda hall dos eventos preparatórios para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA20202RIO, que deve reunir cerca de 20 mil profissionais de todo o mundo na capital fluminense.
Para o presidente do INPC, Paulo Niemeyer, o Fórum pretende criar uma base de protocolo de intenções entre sociedade civil, governos e profissionais, que será apresentado no UIA2020RIO. “Nosso objetivo é criar uma agenda com questões estratégicas para ajudar na construção de espaços urbanos mais democráticos, acessíveis e com maior grau de excelência em seus empreendimentos”, afirmou.
Na avaliação do presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, o Fórum Mundial Niemeyer é iniciativa importante, que colocará na agenda do Rio de Janeiro e do país temas importantes como planejamento urbano, acessibilidade, mobilidade urbana, assistência técnica em habitação de interesse social, entre outros. “O convênio entre CAU/RJ e Instituto Niemeyer é o instrumento que sela o nosso suporte, sem repasse de recursos, ao evento. Apoiar o Fórum é também valorizar a nossa profissão de arquiteto e urbanista”, defendeu Salazar.