Carta-manifesto “A Cidade que queremos” é tema de live do CAU/RJ
22 de outubro de 2020 |
|
O CAU/RJ realiza, no dia 29 de outubro, com apoio do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e da Casa Fluminense, a live “A Cidade que Queremos”. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook do Conselho, a partir das 18h30.
Participam do debate a arquiteta e urbanista Marina Lage, representante do IAB-RJ; Guilherme Braga, pesquisador da Casa Fluminense e Henrique Barandier, Conselheiro e integrante da Comissão de Política Urbana do CAU/RJ. A mediação será feita por Maria Isabel V. P. Tostes, vice-presidente do Conselho.
Segundo Isabel Tostes, três grandes temas vão nortear os debates: habitação, gestão democrática de cidade e mobilidade urbana. “Quando falamos de habitação, não é só da casa que estamos falando. Está implícito a questão da urbanização de favelas, da regularização fundiária. É preciso levar cidade a lugares onde a população construiu com esforço próprio. O que adianta construir um condomínio do Minha Casa Minha Vida em locais distantes, sem infraestrutura? As pessoas que moram lá vão colocar os filhos para estudar onde? É inconcebível que alguém gaste duas horas para chegar ao trabalho. Ela vai ter mais problemas de saúde, ela vai precisar de creches para colocar os filhos”, enumerou a vice-presidente. “A cidade que quero para mim é a cidade que eu quero para todo mundo. É uma cidade inclusiva, com educação, habitação, saúde, saneamento básico, transporte, lazer e cultura”, complementou.
A conversa gira em torno da carta-manifesto “A cidade que queremos”, em que 30 organizações e entidades da sociedade civil apresentam propostas para reduzir as desigualdades sociais nas 92 cidades fluminenses. O documento reúne propostas organizadas em quatro grandes eixos: planejamento e gestão democrática da cidade; habitação de interesse social e terra; saneamento e meio ambiente; e mobilidade. Leia a carta na íntegra.