Home
» Notícia » Notícias » Destaques, Notícias CAU/RJ » Bienal de Arquitetura de Quito abre as inscrições para concurso
Bienal de Arquitetura de Quito abre as inscrições para concurso
25 de julho de 2018 |
|
As inscrições para a 21ª edição da Bienal Pan-americana de Arquitetura de Quito (BAQ), um dos eventos mais importantes da área no continente, estão abertas. O encontro entre profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, para discutir desenvolvimento urbano e analisar as tendências da área, acontecerá entre os dias 19 e 23 de novembro.
O coordenador internacional do evento no Rio de Janeiro, Guto Santos, destaca a importância da Bienal para entidades de Arquitetura e Urbanismo e reforça a oportunidade de desenvolvimento para profissionais brasileiros. “Essa é uma grande oportunidade de os arquitetos brasileiros se abrirem para os nossos vizinhos das Américas e do mundo. A BAQ é destaque no cenário da arquitetura pan-americana e mundial, é oficialmente reconhecida e valorizada pela União Internacional de Arquitetos (UIA), pela Federação Pan-americana de Associações de Arquitetura (FPAA) e pela Regional de Arquitectos del Grupo Andino (Raga)”, garante Guto Santos.
A BAQ é realizada com base em três eixos: Evento Acadêmico, Eventos Culturais e Concurso Bienal. A competição apresenta e premia projetos em seis categorias: Desenho arquitetônico; Desenho urbano e paisagismo; Habitação social e desenvolvimento; Reabilitação e reciclagem; Teoria, história e crítica da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e Publicações periódicas. Interessados em participar poderão se inscrever até dia 1º de outubro no site (http://baq-cae.ec/) oficial do evento. O edital da competição também está disponível no link. O resultado do concurso será divulgado dia 21 de novembro. Os projetos inscritos farão parte da exposição do evento até a primeira semana de dezembro. Eles também poderão ser acessados na plataforma digital da Bienal: www.arquitecturapanamericana.com.
A primeira edição da Bienal aconteceu em 1978 e é considerada um espaço para intercâmbio, integração, comparação e análise de produtos e tendências arquitetônicas e urbanísticas atuais. Já o concurso, em suas 20 edições, teve a participação de mais de seis mil projetos, além de recompensar contribuições na prática da arquitetura e urbanismo e na teoria arquitetônica.