Audiência Pública discute realização de concurso público para arquitetos e engenheiros
25 de maio de 2023 |
|
O CAU/RJ participou de Audiência Pública convocada pela Comissão de Servidores Públicos da Alerj para debate sobre “Concurso Público no Estado do Rio de Janeiro para engenheiros e arquitetos”. A audiência aconteceu no dia 22 de maio e foi presidida pela deputada Marta Rocha com a presença do deputado Luiz Paulo Correia da Rocha.
O Conselho foi representado pela coordenadora da Comissão Temporária do Setor Público (CTSP), Vivianne Vasques, e pela e coordenadora adjunta, Angela Botelho. Estiveram presentes também Marguerita Abdalla, representante da Seaerj, e representantes da Seplag, Crea-RJ, Clube de Engenharia e do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA).
O Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura é o órgão que reúne a maior parte dos profissionais dessas carreiras no Estado e está sendo incitado a lançar concurso público. Quando criado, previa 600 cargos, mas atualmente existem cerca de 176 servidores ativos. Destes, apenas 44 são arquitetos e urbanistas, muitos deles prestes a se aposentar. Enquanto isso, lembraram os deputados, o Governo do Estado está inchado com profissionais temporários, em cargos em comissão ou por meio de contratos.
O CAU lembrou que atividades exclusivas da profissão por vezes são desempenhadas por profissional sem capacidade por falta de arquitetos e urbanistas nos órgãos e instituições públicas. A coordenadora da CTSP, Vivianne Vasques, explicou que o IEEA, além dos projetos próprios, é responsável pelo fornecimento de mão de obra técnica para secretarias e demais órgãos estaduais, além do assessoramento aos órgãos municipais. “Se não houver uma, os profissionais não permanecem no serviço público”, acrescentou.
As entidades presentes (CAU, CREA, Seaerj e Clube de Engenharia) se comprometeram a emitir carta conjunta ao governador justificando a necessidade de realização do concurso público do IEEA com brevidade.