Arquitetura hospitalar é tema do novo livro de Luiz Carlos Toledo
10 de novembro de 2020 |
|
O arquiteto e urbanista Luiz Carlos Toledo lança nesta terça-feira o livro “Feitos para curar”. O lançamento será online pelo canal do Youtube da editora Rio Books, às 18h. Além do autor e da anfitriã Denise Guimarães, o evento conta com a presença de Elisabeth Hirth, Mario Ferrer e Erick Vicente.
Nesta publicação, Luiz Carlos Toledo traça um quadro sensível sobre importantes assuntos relacionados à arquitetura hospitalar no Brasil. A obra traz um breve estudo da história da arquitetura para a saúde no Brasil e no mundo. Em seguida, o autor apresenta as principais filosofias do projeto hospitalar, suas normas, tipologias e constituintes e apresenta farta pesquisa bibliográfica.
O livro é uma nova edição da publicação lançada pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) em 2006, baseada na tese de mestrado do arquiteto e urbanista. Toledo conta, orgulhoso, que a publicação foi incluída na bibliografia de cursos de graduação e pós-graduação em arquitetura e que esgotou rapidamente.
“O curioso é o livro ser relançado em plena pandemia. Os hospitais adquiriram, novamente, uma importância muito grande”, observou Toledo. Ele lembrou, ainda, uma de suas inspirações para a obra. “Em uma palestra na UERJ, o [filósofo Michel] Foucault falou da arquitetura como um gesto médico, achei isso muito bonito”, contou.
“Feitos para curar” conta, ainda, com uma entrevista com os arquitetos e urbanistas Flávio Bicalho e Regina Barcellos, principais responsáveis pela revolução normativa da arquitetura para a saúde no país.
Luiz Carlos Toledo é mestre e doutor pelo Programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Proarq/UFRJ). É autor do Plano Diretor Sócio-Espacial da Rocinha (2006) e sócio diretor do escritório Mayerhofer & Toledo. Também escreveu o livro “Repensando as Habitações de Interesse Social”, patrocinado pelo CAU/RJ. Em 2009, recebeu do IAB-RJ o título de Arquiteto do Ano.