Arquiteto e urbanista cria mapa que permite consultar casos de Covid-19 por CEP
30 de julho de 2020 |
|
Se você mora na cidade do Rio de Janeiro, pode saber quantas pessoas próximas da sua residência foram contaminadas pela Covid-19. Isso, graças ao mapa Covid por CEP desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Thales Mesentier.
A ferramenta permite realizar a busca por CEP específico ou navegar pela cidade. Os casos são identificados por círculos, cuja cor varia de acordo com o número de diagnósticos positivos da Covid-19 no local. No mapa são informados o número de casos registrados com aquele CEP, quantos casos ainda estão ativos, o número de recuperados e de mortes decorrentes da doença.
“O ser humano tem uma certa dificuldade de lidar com grandes números e escalas. Com o mapa, fica mais fácil para as pessoas entenderem certos aspectos da pandemia. Colocar essa grande estatística na escala da vizinhança ajuda a humanizar a doença”, explicou Mesentier.
O arquiteto e urbanista contou que a ideia vinha desde o começo da pandemia, mas precisou esperar a Prefeitura disponibilizar os dados. A Covid por CEP utiliza bancos de dados públicos, da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde, que são organizados e colocados no ar na forma de mapa. As informações são atualizadas diariamente.
Além de colaborar para a melhor compreensão da doença pela população, o mapa contribui com o poder público que pode identificar focos da doença. “Na Alemanha, por exemplo, houve um surto de Covid-19 em uma fábrica e as autoridades puderam perceber rapidamente o surto, fechar a fábrica e evitar que a doença se espalhasse”, contou o arquiteto e urbanista, que já tinha trabalhado com informações georreferenciadas no Trabalho Final de Graduação, sobre mobilidade urbana.
Mesentier contou, ainda, que o objetivo agora é expandir o alcance da ferramenta para a Região Metropolitana e, em seguida, para todo o estado. O mapa já conta com mais de 200 mil acessos e é consultado por até 3 mil pessoas por dia.
Para conhecer o Covid por CEP, acesse: https://covidporcep.rio.br/
*Com informações da Agência Brasil