Armazéns do Píer Mauá encantam missão da UIA no Rio
Grupo visitou a capital fluminense para conferir os avanços na organização do UIA2020RIO
5 de março de 2018 |
|
O presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA), Thomas Vonier, conheceu no sábado, 3 de março, alguns dos locais que acolherão as atividades do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020RIO. A visita técnica teve o seguinte roteiro: Marina da Glória, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), Armazéns do Píer Mauá e Praça Mauá.
Vonier estava acompanhado do secretário geral e do tesoureiro da UIA, Serban Tiganas e Fabián Llisterri, respectivamente, do presidente do UIA2017Seoul, o sul-coreano Jong Rhul Hahn, do presidente do IAB, Nivaldo Andrade, da vice-presidente extraordinário do UIA2020RIO, Nadia Somekh, da coordenadora da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR, Lana Jubé, além da Elisabete França, integrante do comitê científico do congresso. Representantes do Comitê Executivo do UIA2020RIO e da SRCom seguiram o grupo.
A maioria das atividades do congresso será concentrada na Marina da Glória. Com uma área coberta de 4.868m², o espaço poderá abrigar a área de exposições. A esplanada, com área total de 14.274m², poderá abrigar palestras magnas e apresentações de menor porte. A organização prevê a construção de estrutura temporária no local. O acesso do público ao espaço se dará pelo estacionamento, onde será instalada uma feira de material de construção. A marina vai abrigar também a sala de imprensa. A proposta de ocupação do MAM, projeto do arquiteto e urbanista Affonso Reidy, prevê a utilização do pilotis e do salão fechado.
Os Armazéns do Píer Mauá foram os que mais chamaram a atenção da missão da UIA no Rio de Janeiro. “Os armazéns foram um conjunto fantástico para a realização de exposições, culturais e para apresentação dos trabalhos dos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo”, afirmou Jong Rhul Hahn. Vonier avaliou a Praça Mauá e os armazéns como espaços de grande interesse dos participantes do UIA2020RIO.
De acordo com o Comitê Executivo do UIA20202RIO, o deslocamento entre a Marina da Glória, MAM e Porto Maravilha não será um problema. As áreas são servidas de infraestrutura como metrô, ônibus e VLT. “Transportes exclusivos do congresso facilitará ainda mais o deslocamento dos congressistas pela cidade”, afirmou o comissário geral do UIA2020RIO, Anderson Fioretti.