Programa de intercâmbio alemão se reinventa e promove curso virtual
Alunos de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro participam do Summer School on Energy Efficiency in Buildings de casa
21 de outubro de 2020 |
|
Os graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle-RJ, Lídia Marujo, Rafael Lima e Gustavo Leal, viveriam este ano a experiência presencial do Summer School on Energy Efficiency in Buildings, programa acadêmico voltado ao entendimento amplo dos participantes acerca da transição energética no setor da construção. Porém, por conta da atual pandemia, o Summer School se tornou Virtual Summer School, com a mesma proposta de antes, mas agora realizado remotamente.
Apesar da mudança inédita, o novo projeto permitiu a participação do estudante Drausio Belote, que não poderia viajar para a Alemanha devido a compromissos de trabalho no Brasil. O programa contou com cerca de 70 alunos, entre graduandos, mestrandos e doutorandos. As únicas instituições brasileiras representadas nesta edição foram o Unilasalle-RJ, a UFF e a UERJ. Junta-se a elas, a Middle East Technical University (METU), da Turquia, além de universidades da Coreia do Sul, México e Chile.
O programa, ministrado integralmente em inglês, deu-se ao longo de 15 dias, com aulas diariamente, produção e apresentação de trabalho final. Como um dos trabalhos a serem realizados durante a experiência, equipes mistas, com membros oriundos de vários países, apresentaram o projeto de um pavilhão, com o uso de novas tecnologias ou daquelas já existentes, entre outros recursos criativos. Os projetos foram avaliados considerando se atendem às demandas das cidades por edifícios inovadores, eficientes, adaptativos e que mitigam impactos ambientais de emissão de carbono. Como resultado, os grupos integrados por Lídia Marujo e Gustavo Leal, ambos do 6° período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle RJ, foram classificados em 2° e 3° lugar, respectivamente.
“Com certeza vejo que meus projetos futuros não serão mais os mesmos. Terei um pensamento bem mais focado e com mais conhecimentos em conforto, em tecnologia”, contou Lígia. Gustavo Leal, também considera que o mote do programa se torna ainda mais substancial “quando temos contato com diferentes perspectivas, dos mais variados lugares do mundo”. A proximidade de troca entre culturas foi exaltada por todos os alunos durante todo o processo.
O projeto envolve a participação do centro universitário brasileiro, que inclui ainda a atuação dodocente Diego Caetano, e sendo o primeiro fruto do acordo firmado em setembro de 2019 entre o reitor do Unilasalle, Ir. Jardelino Menegat, e Monica Gross, reitora da Beuth University for Applied Sciences de Berlim, sede do programa acadêmico. O acordo contou com o apoio dos professores Alice Gravelle e Carlos Frederico Coelho, do Escritório Internacional.
O professor Diego Caetano descreve um compilado do que já aconteceu no Virtual Summer School on Energy Efficiency in Buildings. Leia abaixo:
“O evento teve como abertura um painel sobre a situação das demandas de energia dos países participantes e seu panorama da eficiência energética em edifícios. Em seguida, Katharina Georgens, representante do Senado alemão, apresentou um masterplan do mapeamento solar de Berlim, intitulado Masterplan Solarcity Berlin: Roadmap to a climate-neutral city. Desde então os alunos têm tido aulas diariamente durante nestes 15 dias.
A primeira semana trouxe palestras de formação com professores da universidade da Turquia e da universidade alemã sobre temas como: os rumos da eficiência energética em edifícios; as ferramentas de análise de ciclo de vida dos materiais; os materiais inovadores aplicados a edifícios e fachadas; os métodos de projeto e concepção integrada (inclusive, um dos princípios do projeto pedagógico do nosso curso). Ainda teremos a apresentação de soluções de refrigeração e energia solar integradas, além dos sistemas renováveis de energia aplicados a edifícios comerciais e residenciais.”. resume.