Alunos da UFRRJ aprendem sobre as Tabelas de Honorários de Arquitetura
20 de setembro de 2017 |
|
O CAU/RJ é um dos participantes da IX Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na terça-feira, 19 de setembro, a analista técnica do Conselho e arquiteta e urbanista Diane Bianchi conversou com os estudantes sobre as tabelas de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo do Brasil e a valorização profissional.
De acordo com Diane, os arquitetos e urbanistas têm dificuldades de estabelecer preço pelos serviços prestados. “Infelizmente, os profissionais cobram valores abaixo do estabelecido pelas Tabelas de Honorários. A prática é ruim tanto para a sustentabilidade dos escritórios, quanto para o mercado, que passa a subestimar o trabalho do arquiteto e urbanista”, explicou. Uma ferramenta que pode auxiliar os profissionais é a Calculadora do CAU.
“A calculadora pode oferecer orçamentos para todas as atividades atribuídas aos arquitetos e urbanistas. Através da ferramenta, disponível pela internet (clique aqui), é possível gerenciar os custos dos projetos. É importante destacar que os parâmetros da calculadora podem ser ajustados para a realidade de cada trabalho e de cada região do país. O aplicativo que busca, na verdade, orientar os arquitetos e urbanistas a encontrar condições mais justas para os contratos”, afirmou.
A Tabela de Honorários busca resgatar o valor do trabalho do arquiteto e urbanistas, esclarecendo à sociedade a complexidade das atividades envolvidas na elaboração e execução de projeto. O documento, proposto pelas entidades nacionais de arquitetura e urbanismo (IAB, FNA, AsBEA e ABAP), com participação da FeNEA e da AsBAI, contempla mais de 240 atividades desempenhadas pela categoria.
A IX Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) se encerra nesta quinta-feira, 21 de setembro. O evento, que tem como tema “Edifícios, cidades e olhares: o que construímos?”, ocorre no Campus da UFRRJ em Seropédica.