Abertura da Conferência CAU/RJ destaca papel social dos arquitetos e urbanistas
31 de outubro de 2013 |
|

Consolidação dos Conselhos , reorganização da categoria e papel social dos arquitetos foram destaques na mesa de abertura da Conferência CAU/RJ
(Fernando Alvim / Divulgação CAU/RJ)
Na abertura da Conferência CAU/RJ de Arquitetos e Urbanistas, realizada nesta quinta-feira (31/10), na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro do Rio, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressaltou o papel da entidade na defesa dos interesses urbanísticos da sociedade e a consolidação dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo.
Confira como foram as demais mesas da Conferência CAU/RJ:
Um panorama dos grandes projetos de Arquitetura e Urbanismo no Rio
As lições de Dallas e Medellín, duas cidades que renasceram através da Arquitetura e do Urbanismo
Participação social dos arquitetos e urbanistas em foco
A memória das cidades brasileiras sob risco permanente
O cenário panamericano das organizações profissionais
Reestruturação urbana e as cidades do futuro
Sessão promove avaliação crítica sobre o Conselho
Desafios para a mobilidade e acessibilidade nos centros urbanos
“Esta conferência tem o caráter de instância consultiva de diálogo entre os profissionais da área, previsto no próprio regimento interno do CAU/RJ. Após chamar a sociedade para o debate, é importante que aprofundemos a troca de ideias e críticas construtivas entre arquitetos e urbanistas”, pontuou Menezes. “Aqui então representantes de entidades que conseguiram consolidar de fato a luta pela criação, materialização e consolidação do Conselho no estado. É simbólica aqui a presença da IAB, AsBEA, ABAP, SARJ e ABEA”.
O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, disse que a entidade nacional tem feito esforços para manter diálogo permanente com outros órgãos do setor e com a sociedade: “O CAU não é apenas uma entidade de classe, seu objetivo é defender a sociedade. O nosso Código de Ética e Disciplina está concebido com o propósito de levar os profissionais a assumirem um papel de destaque social”.
À mesa de abertura da conferência também estiveram presentes Carlos Eduardo Nunes Ferreira, diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA; Edivaldo Souza Cabral, presidente do sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio de Janeiro – SARJ; Márcia Nogueira Batista, coordenadora da Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas, Núcleo Rio de Janeiro – ABAP; Pedro da Luz, vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro – IAB/RJ; e Vicente Giffoni, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA.
Primeiro evento do Conselho a reunir grandes nomes da área e profissionais do Estado do Rio de Janeiro, a Conferência CAU/RJ de Arquitetos e Urbanistas apresenta temas emergentes no universo da Arquitetura e Urbanismo, como reestruturação urbana, mobilidade e acessibilidade, patrimônio histórico e a organização da categoria. A Conferência acontece entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, na sede da Firjan, com inscrição gratuita.
Arquitetos e urbanistas do Brasil e de outros países oferecem um panorama abrangente sobre experiências bem sucedidas de intervenções urbanas que buscam garantir o direito das populações às cidades, além de um retrato da estruturação de conselhos de arquitetura pelo mundo. Confira a programação completa e participe: http://www.conferenciacaurj.com.br/