Abea lança publicação com a trajetória de Marcos Konder
18 de outubro de 2019 |
|

Marcos Konder autografa livro de Indio da Costa. Na mesa, Pedro da Luz, Igor Vetyemy e Jeferson Salazar no lançamento
O lançamento do livro “Caderno de projetos, reflexões e realizações do arquiteto Marcos Konder Netto” reuniu dezenas de fãs do arquiteto e urbanista, em uma emocionante homenagem, na quarta-feira, 16 de outubro, na sede do IAB-RJ. A publicação da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (Abea), patrocinada pelo CAU/RJ e editada pela Rio Books, é de autoria de Igor de Vetyemy.
“O Igor está preenchendo uma lacuna na minha vida. Quando o conheci, eu já estava com 89 anos e não tinha nenhum livro sobre a minha obra. Ele me disse que ia resolver esse problema e, finalmente, resolveu. Graças ao trabalho dele deu tudo certo e o livro está muito bonito”, afirmou o autor do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra (Monumento dos Pracinhas), Marcos Konder, que completa 92 anos no próximo mês. Por conta da idade, a sessão de autógrafos não durou muito, mas era grande a fila para cumprimentar o homenageado e relembrar antigas histórias.
Igor de Vetyemy ratificou que a ideia do livro começou há três anos, quando Konder participou de uma entrevista para o projeto Memórias da Arquitetura Brasileira da universidade onde dava aula e contou que a proposta inicial foi ampliada. O projeto se transformou no filme “Marcos Konder Netto – o protagonismo da simplicidade”, que Vetyemy dirige com Gabriel Mellin, e uma exposição de mesmo nome, que estreia na FAU/UFRJ em novembro.
“Quando fomos visitar a casa do Konder, encontramos preciosidades como um croqui do Monumento dos Pracinhas, feito pelo Niemeyer, algo raro; e uma carta do Le Corbusier, ambos incorporados à edição. É um livro que contextualiza a obra de Konder e traz muitos projetos não-construídos”, contou Igor sobre a publicação.
Durante o lançamento, o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, destacou a importância de resgatar a memória dos arquitetos e urbanistas que tanto contribuíram para a profissão e para a cidade. “Estamos muito felizes de celebrar a obra do Marcos Konder e participar deste projeto de forma proativa, por meio do Programa de Patrocínio Cultural do CAU/RJ”, declarou. Já o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz, lembrou que Konder foi presidente do Instituto em 1966 e 1967 e defendeu, durante o mandato, a realização de obras públicas por meio de concursos.
Marcos Konder Neto é considerado um ícone da Arquitetura Moderna no Brasil. Nasceu em Blumenau, Santa Catarina, em 11 de novembro de 1927. Formou-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ) onde foi também professor durante mais de 20 anos. Conquistou prêmios relevantes como o de “Arquiteto do ano”, em 1995, pelo Sindicato dos Arquitetos e o “Colar de ouro”, maior comenda do Instituto de Arquitetos do Brasil, em 2003, pelo conjunto de sua obra.
Serviço:
Exposição “Marcos Konder Netto – o protagonismo da simplicidade”:
Em novembro, no hall de entrada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ)
Lançamento do filme “Marcos Konder Netto – o protagonismo da simplicidade”:
Dia 12 de novembro, 19h, durante a abertura do Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Conabea), no auditório do Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (R. Ibituruna, 108 – Maracanã).